Pular para o conteúdo principal

7 DICAS PARA CONQUISTAR SEU CLIENTE


Atualmente, não basta chegar a um cliente e conseguir fazer um trabalho. O mercado está muito competitivo com profissionais mais preparados e maior exigência de qualidade. Precisamos fazer e entregar algo mais, que faça o diferencial para encantar e fidelizar o cliente.
Seguem 7 dicas simples e diretas para construir e manter uma relação sólida :

1 - Investigue
Cada cliente é único. Converse com ele, pesquise informações da empresa, estude o estilo de gestão, o perfil da equipe e a filosofia da empresa. Conheça-o bem, sua forma de pensar e agir, os concorrentes e seu mercado.

2 – Atenda bem
Sempre tenha tempo e disponibilidade para seu cliente. Nunca adie respostas, de preferência contacte antes de ser chamado. Use todos os recursos, celular, e-mail, mensagens de texto, skype. Esteja atento às suas reações e responda rápido.

3 – Seja sincero

Avalie as expectativas de seu cliente e coloque sua opinião de forma clara.  Não tenha medo de expor opiniões e não prometa coisas irreais ou fora de sua responsabilidade. Mostre objetividade nos prazos, propostas e orçamentos.

4 – Envolva-se com o negócio
Sinta-se como parte da empresa. Vista a camisa, divida os sonhos e riscos do seu cliente. Tente entrar em sintonia e pensar como ele e sua equipe, colaborando assim nos processos de tomada de decisão e estratégia.

5 – Dedicação
Acompanhe cada passo, durma com a coisa na cabeça. Podem surgir novas idéias ou uma melhora do que você preparou. Não se limite ao que se propôs fazer, ouse, arrisque. Não se limite só ao que foi pedido, surpreenda. Se as propostas forem elevar a qualidade do trabalho vale a pena apresentá-las e discuti-las com o cliente.

6 – Visão
Em algum momento procure distanciar-se e ter uma visão geral da coisa, avaliando cliente, estratégias, suas propostas, seu próprio trabalho. Procure pensar algumas jogadas na frente e prever as variantes possíveis. Questione tudo para ter mais certezas de suas escolhas.

7 - Avaliação
Tente perceber a reação real de seu cliente com os resultados. Saiba ouvir críticas ou perceber pontos que podem ser melhorados. Não hesite em mudar ou começar de novo o processo.

Concluindo, são dicas simples, mas que na prática requerem esforço, dedicação e atenção. Relações com um cliente não são apenas questão de valor e criatividade, envolvem também relações humanas, parceria e entendimento. 
Pense nisso, pense junto com ele.


@robertotostes
publicado também no PontoMkt

Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

Conte Uma História

Conte uma história. Para você, para outro, para uma criança, para um idoso, para quem você não conhece, para alguém que está só. Não importa se ela é sua ou de alguém,  criada ou tirada de um livro, filme, conto ou música. Contando uma história somos outros. Somos ninguém e somos mais. Nos tornamos melhores contando fatos  emoções e ideias pois ficamos mais parecidos, tribais, misturados com as memórias de outros ou de outra época e com nossas próprias vidas. Na ficção contada e cantada nos tornamos mágicos, engraçados, misteriosos, emocionantes, únicos. Uma boa narrativa emociona.  A voz acalenta, passa emoção, faz rir. Palhaçadas e mímicas dão show. Ou então a contenção e o tom nos passam emoção, profundidade, medo, dúvida, inquietação. Lendo ou falando podemos fazer as palavras correrem, andarem devagar ou saltarem, num vazio, e brilharem solitárias após um silêncio. Palavras e frases são assim, se tornam formas,  contos, fábulas, novelas e romances, person

SOBRE ESCRITORES E BLOGUEIROS

O campo de batalha é o mesmo: palavras, ideias, textos, mensagens, divagações e a necessidade de se expressar. Um escritor e um blogueiro tem em comum o uso da palavra, para construir um texto, contar uma história ou uma opinião.  Existe sempre um público, maior ou menor, alguém que lê. Envolvido no mito da criação solitária, o escritor sempre teve o recurso do tempo, do isolamento. O blogueiro surgiu em tempos de web e se alimenta de sua rapidez e abrangência. Os tempos mudaram, escrever e aparecer agora se confundem. Todos precisam se expressar de alguma forma, marcar posição. As multidões se estendem on line e podemos ouvir o murmúrio de milhões de vozes. Entre o blogueiro e o escritor notamos as diferenças entre dois mundos que se cruzam, da neblina digital e social que vai invadindo nossas realidades. Escritores Sempre desejaram ser eternos, imortais . O escritor quer congelar um tempo, uma cena, uma época. Pensa longe. Quem escreve quer ficar longo t