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Cidades Pequenas e o Marketing da Simplicidade


Falamos de qualidade de vida e acabamos aceitando tanta coisa que às vezes o contraste nos dá um choque.

Tive a oportunidade de viajar para uma cidade do sul do Brasil por alguns dias e acabei constatando como pequenos detalhes podem fazer grande diferença, mesmo em nosso país. São exemplos simples de uma lição de marketing e cidadania:
  • Descobrir uma cidade sem engarrafamentos e sem barulho excessivo nas ruas.
  • Andar pelas calçadas e ver os carros pararem espontaneamente na faixa de pedestres sem a necessidade de sinal;
  • Olhar para os lados e só ver ambientes limpos, ruas bem asfaltadas e sinalizadas;
  • Ver ambientes com adaptação para pessoas com deficiência;
  • Ser muito bem atendido nas maioria dos lugares com simpatia e atenção sem sentir a insistência em comprar ou consumir;
  • Caminhar tranquilo nas ruas sem se preocupar com segurança;
  • Não ver grandes níveis de diferença social;
  • Encontrar banheiros públicos disponíveis e limpos;
  • Encontrar ofertas  de transporte gratuito de turistas para lojas , restaurantes e passeios;
  • Perceber a preocupação com meio e ambiente e sustentabilidade de forma simples e prática.
  • De forma geral ser valorizado como turista. 

Enfim, dá para concluir que não precisamos necessariamente sair do país para encontrar um padrão de “primeiro mundo”.

Nem importa tanto o nome da cidade, pois certamente alguns municípios de outras regiões podem se enquadrar na maioria destes itens.

O que vale aqui incentivar é a atenção à pessoa humana, ao turista, a valorização de uma cidade, sua cultura e história.

São municípios e regiões que sabem se divulgar usando a melhor forma de comunicação, pessoas e o bom atendimento.

Cidades pequenas com simplicidade podem nos ensinar muito sobre marketing, simplicidade e qualidade de vida. 

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