COMO USAR O TWITTER PARA SE INFORMAR MELHOR E SE MANTER ATUALIZADO


Com poucos anos de existência o Twitter ganhou espaço como um furacão na web, de 5 milhões de usuários em 2008 para 190 milhões em 2010, segundo dados da empresa. Do computador, netbook, tablet ou celular, tuitar pode ser divertido, mas também muito útil para se atualizar e se aperfeiçoar em variados assuntos.

Com sua limitação de mensagens de no máximo 140 caracteres, muita gente afirmou que não ia durar. Pegou e continua crescendo, disputando espaço com Facebook e Google nas redes sociais, pela facilidade de uso e versatilidade. Tem algo a dizer ou dividir, quer divulgar seu blog, evento, projeto ou outra coisa então tuite!
É muito fácil se inscrever no twitter, criar seu nome, cadastrar seu e-mail, blog ou site. Na internet, no Google ou pelo próprio programa você pode descobrir a quem seguir. Aí entra a questão da informação. Você escolhe quem merece a sua atenção. Nada é obrigatório. Cabe a cada um descobrir de onde pode vir a informação de interesse.

Aqui estão algumas dicas eficientes e rápidas para você incrementar suas fontes:

1) Escolha bem a quem seguir
 Se você já lê um blog com freqüência, ao marcar a opção de “seguir o autor no twitter”, você será informado na janela do programa de seus posts recentes. Ao contrário da assinatura de e-mail ou do RSS, que podem logo encher sua caixa de mensagens, o twitter só mostra o necessário, o link,  o título. Aquelas poucas linhas escritas por alguém podem levar a um blog, a uma foto, a um vídeo, a um documento. E  através de alguém que você já segue, poderá descobrir boas dicas de outras pessoas/blogs/empresas para seguir. Basta ver no perfil quem esta pessoa está seguindo. Seja criterioso analisando os dados biográficos e recentes tuítadas dele ou dela para ver se vale a pena.

2) Tenha acesso a mais conteúdos rapidamente.
Se você costuma ou costumava ler 10 blogs por mês, com o twitter e sua lista de referências sempre atualizada, você poderá multiplicar estes números. Você certamente descobrirá blogs novos, pessoas interessantes, seguindo mais pessoas, com  acesso mais rápido a seus conteúdos via twitter. Se mantiver o ritmo poderá consumir muito mais informação, atualizada e de qualidade.

3)  Descubra a fonte da fonte e passe também a divulgar.
Às vezes um bom texto ou post tem por trás uma informação de referência. Corra atrás e tente descobrir a fonte original, adicionando-a também à sua lista. Você terá acesso direto ao conteúdo inicial e ainda pode descobrir novos dados e outros links. Muitos deles serão em inglês, mas este hábito de ler em outras línguas será um diferencial para você. Você poderá saber de coisas e fatos em primeira mão,  e até mesmo divulgá-las antes de outros.

3)  Troque boas informações, interaja.
Na web tudo se compartilha. Você pode retuitar a mensagem de alguém e vice-e-versa. Também pode mandar recados diretos a um ou mais usuários. Mensagens de interesse coletivo espalham-se rapidamente. Todos colaboram e mantém a rede ativa.

4) Integrando com outros programas
Você pode linkar seus twitter com Facebook, Linkedin e outros, usando a rede social como um todo para espalhar e colher informações. Desta forma os programas “trocam dados” e divulgam um conteúdo mais dinâmico para todos na web.

5) Filtre, reavalie, renove.
Uma boa lista nunca está completa, avalie as informações de quem você segue, sempre selecionando, filtrando e descobrindo as melhores fontes,. Cada vez mais empresas, mídia em geral, pessoas e instituições abrem espaço via twitter. Fique de olho em tudo que pode interessar você profissionalmente e pessoalmente.
Pesquise também por assuntos neste site brasileiro que monitora tudo publicado no twittere.

Você vai se surpreender com a quantidade de informação na internet, cada vez mais acessível e veloz. Isto pode fazer toda a diferença, para você e seu futuro.

Fontes de informação: Wikipédia, blog.twitter.com

Postagens mais visitadas deste blog

Novo Projeto - Jogo com Aventura e Ecologia

Escritores na Era Digital - Quem somos e para onde vamos?

Viagens, Bicicletas e Caminhos