A FEBRE DAS COMPRAS COLETIVAS E A NOSSA VONTADE ANIMAL DE COMPRAR


O Brasil já passou de 1000 sites de compras e mais estão surgindo a cada dia. Independente dessa bolha que certamente vai estourar e deixar poucos concorrentes no mercado, o fato é que este modelo de negócio veio para ficar.Segundo Júlio Vasconcelos, um dos sócios do Peixe Urbano, cujo site já chegou ao número de 5 milhões de usuários cadastrados*, o brasileiro adora desconto.

Para a neurocientista Susan Weinschenk, existem três coisas irresistíveis para chamar a atenção das pessoas; comida, sexo e perigo.
Ela explica que na verdade temos três tipos de cérebro, e o mais primitivo, que adora mostrar a cara, só pensa em sobrevivência e sexo.  Com a evolução da espécies, desenvolvemos nossas emoções (o segundo cérebro) e por fim nossa lógica e linguagem ( o mais recente e racional cérebro).

Autora de um livro sobre  neurowebdesign ela diz que a maioria de nossas decisões é feita de forma inconsciente, o que podemos chamar de compra por impulso.Os sites de compra coletiva tem usado um layout padrão, seguindo estes recentes estudos. Vejamos alguns pontos gerais que mantém o alto volume de vendas:
  • Letras grandes, e visual chamativo com destaque  para imagens e pouco texto. Preço irresistível (50 a 90% de desconto)
  • Tempo curto para decidir (poucos minutos ou horas – reforça a noção de escassez)
  • Validação Social (muitas pessoas comprando – instinto de rebanho)
  • O Clique de Comprar sempre em destaque (sem pensar muito)

Enfim, querendo ou não você será “pescado”. Vão te cercar no site, ou no seu e-mail, ou seus amigos vão convidar para completar uma compra, ou você vai ver o banner, o outdoor, o anúncio na tevê. Comerciantes e prestadores de serviço já entraram nesta roda viva. E a economia gira, apesar destes sites terem muito menos responsabilidade na produção, no serviço e na logística . Tanto que começam a surgir queixas e reclamações de todo o tipo.

Ou seja, meu amigo(a) , no final das contas todos nós somos os culpados (ou parte de nós). Compramos o que não queremos, gastamos mais do que planejamos, parcelamos o que não estava no nosso orçamento, etc etc. Mas isso já acontecia antes destes sites não é?

Vamos parar para pensar e tentar botar a mão no bolso, longe da carteira e do mouse. É hora de discutir a relação com os três cérebros que você tem.


* Fonte Dados Peixe Urbano

(Este post foi publicado tambem no site WebDialogos.com)

Postagens mais visitadas deste blog

Novo Projeto - Jogo com Aventura e Ecologia

Escritores na Era Digital - Quem somos e para onde vamos?

Viagens, Bicicletas e Caminhos