Pular para o conteúdo principal

A NOVA CARA DA COMUNICAÇÃO


Ilustração: M.C. Escher
A revolução da mídia em massa está aí, nos meios, nas formas, nas ideias. Os profissionais de marketing, publicidade, jornalismo e mídias sociais precisam entender e dominar as novas ferramentas e multiplicidades da comunicação atual.

A efetividade de uma mensagem/propaganda/ideia continua sendo imprescindível, estratégica, vital. Do alarme dos homens das cavernas aos seres digitais conectados, antenados, ela está aí, mais presente do que nunca, transmitindo informações e fazendo vibrar os fios nervosos de pessoas e suas redes sociais interligadas.

Segue uma descrição desta face formada com base na web e sua teia infinita de usuários, monitores, tablets e smartphones. O movimento e as reações instantâneas de milhões de pessoas compõem as expressões deste rosto que precisamos decifrar e entender:

Olhos –  PARA VER E MOSTRAR.
Em vídeo e música, interligados, o ritmo é acelerado e fragmentado (videoclip, caseiro, instantâneo). Tudo é para ser dito e visto logo, objetivamente, intensamente, cara  a cara.
Não basta convencer, vender, explicar, é preciso arrebatar as pessoas, tornar-se viral.

Ouvidos – PARA OUVIR E ENTENDER

Na web os indivíduos tornam-se pró-ativos. Qualquer um tem interesse nas coisas  mas menos tempo a perder, tornando-se por isso mais exigentes. Todos querem escutar e fazem questão de serem ouvidos também.
É preciso dar atenção especial e única, pois cada um deles individualmente está ligado a muitos outros que rapidamente podem espalhar suas impressões positivas ou negativas sobre qualquer assunto/produto/serviço/opinião.

Boca/Fala – PARA SE COLOCAR E FAZER PRESENTE
Quem fala e quem escuta tem a mesma importância. Não há hierarquia ou desnível (diplomas, cargos, raça, sexo, poder). Não importa se é 1 ou 1 milhão, eles usam o poder da informação e da rede a seu favor contra o sistema, a empresa, a instituição, o estado, contra quem for que estiver na frente.
É preciso dar voz, dialogar, abrir canais, fazer a interação.

Mente -  O VALOR DAS ESCOLHAS
Entre milhões de opções a escolher, os tipos de forma e informação são expostos e testados por escolhas e acessos em tempo real. Visitantes únicos e pageviews determinam fracasso e sucesso instantâneo em negócios, idéias e meios de consumo.
É fundamental renovar/elaborar/criar  conteúdo, produto e/ou serviço personalizado, diferenciado, simples ou inovador, mas único.

Que cara então é essa?
É uma cara nova, dinâmica, uma esfinge que muda sua questão e interesse a cada dia. Em termos de comunicação esta era digital e interativa não quer mais a passividade do slogan, da mensagem pronta, do conteúdo embalado em mídias pagas, é preciso ter espontaneidade e gerar experiências reais de convívio, apreciação, admiração. Todos aqui são atores e querem subir no palco.

Não existe mais mídia dominante, mas o uso planejado e associado de mídias complementares. No vídeo, na web, na rua, na mensagem de texto, nas redes sociais, tudo se propaga e reverbera em diferentes escalas. O conteúdo tem que ser dinâmico e gerar movimento.

Nunca fomos tão bombardeados a todo instante por textos, vídeos, sons e imagens.  O que não for boa comunicação será apenas barulho, mancha ou lixo na multidão.

 @robertotostes
publicado também na PontoMarketing

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes