Pular para o conteúdo principal

CLIENTE BOM É O QUE RECLAMA!


Desconfie se seu cliente anda muito quieto. Melhor levar uma boa bronca ou queixa de quem encomenda com frequência seus trabalhos ou serviços do que um longo silêncio ou uma relação meio morna, em que nada parece acontecer. Cliente não é patrão, mas pode ter suas exigências, prazos e caprichos.

Se  ele quer te arrancar o couro e pedir um novo layout, melhor planejamento ou menor custo, vire-se e dê um jeito. Este esforço pode até fazer de um trabalho comum ganhar algo mais e não fazer tanta diferença no caixa.

Marketing ajuda a entender o mercado e planejar, ter idéias, mas o olho a olho na negociação, no preço e  no serviço entregue é que faz o verdadeiro mercado real, para empregados, empregadores e prestadores de serviço. E claro, a indicação de boca de um cliente vale mais que qualquer portfólio.

Prospectar e ganhar um novo cliente pede investimento. Se a sua estrutura é pequena, então, maiores os riscos. O mercado está competitivo, deixe o cliente reclamar, de certa forma ele paga por isso. Respire fundo e encare o desafio de sempre poder fazer melhor. Não há diamante sem pressão.

Você já conhece a rotina, pode até se irritar com algumas coisas, não se sentir mais desafiado a criar coisas novas. Mas, atenção: o cliente que te enfrenta e cobra mais é aquele que vai acabar te valorizando mais do que qualquer outro.

Se ele questiona mais, negocia, pede explicação ou mudanças, tenha segurança do que faz e discuta com ele. Um bom argumento vale qualquer venda. E o melhor marketing pessoal que existe é a forma como falamos, defendemos e apresentamos nosso trabalho.

A boa discussão ao final vale para os dois lados. Vale um chopp, um café, uma champagne. E o valor do produto/serviço merece ser dividido. Neste jogo não se ganha sozinho, nunca.


@robertotostes
publicado também na PontoMkt

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes