Pular para o conteúdo principal

GUERRA PELO PODER NA INTERNET

Já foram muitos combatentes nesta arena nos últimos 20 anos, com diversas marcas e empresas  que já entraram e saíram de cena

Nos anos 90 a internet era mais lenta e limitada e o browser mais popular chamava-se Netscape Navigator. Aí a Microsoft tornou o Internet Explorer nativo no Windows e exterminou o navegador que dominava os mares virtuais da época.

Em 1996 um software que permitia as pessoa trocar mensagens instantâneas chamado ICQ tomou o mercado. Bill Gates mais uma vez não sossegou até criar seu clone, o MSN, lançado em 1999 e que acabou derrubando novamente a concorrência.

Com a popularidade dos programas de código aberto – open source , o domínio da Microsoft começou a ruir, principalmente na grande rede. Parte da equipe que desenvolveu o pioneiro Netscape acabou lançando em 2004 o navegador Mozilla Firefox. Com a força da colaboração coletiva e do código aberto,  ele conquistou os usuários, superando com leveza e rapidez seguidas versões do Internet Explorer.

Na virada do século vimos nascer o Google, que ocupou a liderança do mercado de busca da internet com eficiência e objetividade. Investindo direto no mundo virtual eles criaram produtos como Gmail, Picasa, Blogger, Orkut e outros. A empresa ainda comprou o YouTube e desenvolveu um navegador próprio, o Chrome, baseado no Firefox.  Mas por enquanto perderam a batalha dos celulares para a Apple, cujo Iphone surpreendeu a todos, mudando o conceito de smartphone.

O crescimento das mídias sociais permitiu ao Facebook,  criado  em 2004, ameaçar a supremacia do Google em acesso, em tempo de uso e número de usuários. É a Rede Social de maior crescimento nos últimos anos.

Em 2006 surgiu ainda o Twitter, que com sua lógica instantânea de 140 caracteres tornou-se também força mundial em apenas dois anos, graças à sua rapidez e interatividade.

Nos últimos anos a Apple mostrou que inovação é com ela, lançando o iPad e revolucionando o conceito do que entendemos como computador pessoal.

Agora começa um novo round nesta luta interminável. O Facebook declara abertamente sua intenção de dominar o mundo on line  e o Google lança  sua rede Google+, integrando vários de seus aplicativos no mesmo lugar e permitindo a personalização de uso.

A briga é boa, e novas empresas ainda podem surgir do nada. A internet sempre proporcionou esta chance de novas idéias prosperarem e dominarem o mercado.

O lado bom dessa história é que nós, usuários finais, é que vamos decidir na prática, quem permanece na arena. Podemos não ter consciência total  disso mas o poder está em nossas mãos. Temos que saber exigir respeito, direitos, liberdade e uma postura nova frente às pessoas e a este novo mundo global.

publicado também no Wedialogos 

@robertotostes

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

Dô Minhoca - meu ebook infantil -

Convido a todos a conhecer o meu ebook infantil - Dô Minhoca - para iPad e iPhone. Tem efeitos de áudio, música e animações super legais. Este livro foi elaborado em formato epub3, o que permitiu usar recursos de áudio, animação e interatividade. A narração foi feita pelo amigo e locutor Silvio Vasconcellos, que mostrou sua competência e sensibilidade. A trilha sonora ficou por conta do Thiago Jamas que fez um incrível trabalho de transformar emoções em som. E a parte de programação e conversão para o formato digital foi feita pelo José Fernando Tavares da Simplíssimo, que também juntou muito bem criatividade e técnica. O texto e ilustrações são de minha autoria. Fiquei muito feliz com o resultado final. Para quem quiser conferir segue o link da loja da Apple. Por enquanto só está disponível para iPad, iPhone e Mac. Aguardo comentários e opiniões! Link para venda direta na loja da Apple: https://itunes.apple.com/br/book/do-minhoca/id818361064?l=en&mt=11 Para comprar...