Pular para o conteúdo principal

TWITTER IN RIO: ENTREVISTA COM O PÁSSARO MAIS BARULHENTO DO PLANETA


Quem trabalha com janelas abertas sabe que o inesperado pode acontecer.
Não me perguntem como um pássaro azul pousou no topo do monitor e ainda respondeu algumas perguntas. Não tive dúvida pela cara azul de desenho animado, pelo jeito de falar rápido e tive que digitar sem pensar as linhas a seguir:

O que fez um pássaro que nem existe na vida real pousar logo aqui no meu monitor?
Ora, qualquer ser para estar vivo só precisa ocupar um lugar no espaço e no tempo, virtual ou real.  O movimento do Twitter anda tão intenso e crescente nas últimas semanas que assim que achei uma brecha pousei na primeira tela que vi para descansar. (= >)

Como você veio parar logo aqui na América do Sul, Brasil e Rio de Janeiro?
O movimento aqui neste país não pára de crescer, em usuários, tuitadas e importância. Já dei tantas voltas por aqui que até descobri porque eu/nós fazemos tanto sucesso por aqui: vocês adoram se agrupar, falam muito e rápido, gostam também de calor, barulho e sol. E olha quantos pássaros voam por este céu todo ou migram pra cá! (= >)

Mas muitos criticam o Twitter  por ser inútil, superficial, efêmero e sem conteúdo. O que você diz disso?
Pelo que tenho visto, as pessoas aqui sabem usar bem o lado passarinho delas e até fazer movimentos de mobilização. Talvez por serem tão emocionais e urgentes como nós. Acredito ou acreditamos que vocês ainda vão fazer muitas coisas boas conosco. 
É como um movimento migratório, simplesmente acontece em determinadas épocas. Só que no caso de vocês ele acontece mais vezes, com mais gente, e ninguém consegue controlar isso!! (= >)

Como é essa coisa de ser um e vários ao mesmo tempo?
É um instinto natural de bando. É algo bom da natureza que ensina que somos todos a mesma coisa. De repente vocês podem voar na mesma direção ou se unir em torno de algo importante. A natureza sempre se utilizou de instintos coletivos em colméias, cardumes e outras aglomerações. Mesmo num vôo não existe líder. O grupo voa em formação V pra economizar força e energia de todos e troca de líder quando ele cansa.

Podemos dizer então de certa forma que o Twitter já existia no mundo?
Essa foi a grande percepção de quem criou a ferramenta. Trouxe este instinto selvagem da natureza para as redes sociais. Ninguém previu que ia se disseminar tanto e fazer tanto sucesso. E quem imaginou um dia que os pássaros aprenderiam a voar tão bem? Eles penaram muito na evolução para chegar a isso.

O que você diria para estes milhões de tuiteiros espalhados pelo Brasil que tuitam todos os dias?

Sigam o instinto e o coração, que sempre tem que bater acelerado como o dos pássaros para conseguir voar. Mas não esqueçam da força e da responsabilidade das palavras, mesmo em apenas 140 caracteres. Ou seja, usar bem o Twitter só depende de vocês! Fui... (= >)

@robertotostes

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

Escritores tem que Dar a Cara à Tapa

O seu jeito de escrever, seu estilo, sua verdade, sua mensagem, sua loucura e simplicidade, tudo faz parte de cantos interiores, viscerais, que são únicos, próprios de cada um e de cada vida. Para descobrir as suas palavras e sua maneira de lidar com elas (destino — conteúdo — caminho) é preciso sair do chuveiro, do armário, da toca, do buraco, de seja lá onde for que você se esconda, reprima, adie, fuja. Escritores vivem de palavras, ideias e textos que apenas esperam a hora certa de se expressar. Botar a cara à tapa é uma atitude corajosa e necessária. Menos para os outros, muito mais para nós mesmos. Assim nos expressamos, nos jogamos, nos colocamos intensamente ou sutilmente para alguma forma de linguagem. Muito mais do que sós, até fora de nós mesmos, com todo o desafio e medo de encarar o vazio. Não importa tanto o que os outros vão achar, mas o que você vai descobrir de si mesmo. Mas essa matéria vital que você vai extrair de suas experiências e emoções ainda tem ...