Pular para o conteúdo principal

COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE SUCESSO





Na web nada acontece à toa. Existem estratégias importantes para você conseguir mostrar suas ideias e ser visto, comentado e divulgado.

Uma apresentação ou slideshow tem um formato de tela que nos remete a vídeo e cinema. É a melhor forma de apresentar projetos, propostas e conquistar clientes com recursos audiovisuais e movimento.
Seguem algumas dicas para você preparar, divulgar seu material e conseguir o melhor retorno possível:

1) Conteúdo
Tudo começa com uma boa ideia.  Boas criações podem vir de qualquer lugar, de uma frase, imagem, texto, livro ou até de estatísticas. Pesquisar bem dá força à sua criação em informação e originalidade. 

2) Simplicidade
Ser simples, direto e objetivo facilita a comunicação. Ninguém gosta de muito texto em um slide ou apresentações longas. Reduza a informação ao que for mais importante, citando sempre suas fontes e referências. 

3) Forma.
O aspecto visual é fundamental. O público está cada vez mais exigente em forma, conteúdo e efeitos. Estabeleça um padrão visual no uso de fontes, figuras e imagens. O bom design reúne textos e imagens de forma equilibrada.

4) Oportunidade
Procure assuntos atuais, de interesse das pessoas.  Você pode até pegar um tema batido e mostrar uma nova visão da coisa. Um bom título e as palavras chaves certas vão otimizar as pesquisas do Google e de outros buscadores, trazendo público de fora de suas redes e contatos.

5) Envolvimento
Teste a força de sua criação com amigos, colegas, pequenos públicos. Toda apresentação  deve ser atraente como uma boa história, com envolvimento, surpresa ou humor capaz de prender a atenção. Não esqueça que tudo aquilo que apreciamos sentimos vontade de compartilhar com os outros.

6) Canal certo
Use uma rede já existente como o Slideshare para colocar seu material. Cadastre-se, interaja nesta rede e troque informações. Você pode pegar boas dicas de outras apresentações que fizeram sucesso e pesquisar se existem ideias semelhantes à sua. 

7) Divulgação
Ao lançar seu produto final, tenha um bom resumo para divulgar ou uma boa chamada. Personalize o uso para cada ferramenta:

No Twitter - use pouco texto com frases curtas e fortes para trazer visitantes e ter mais RTs (retuitadas);
No Facebook e Google+ - fique atento aos comentários e veja quem compartilhou e curtiu;
Em um Blog ou Site -  faça a inserção da apresentação (via Slideshare) e use o espaço para acrescentar um título ou um texto explicativo;
No Linkedin – coloque a apresentação nos grupos de interesse ou divulgue para algumas conexões selecionadas;
Por e-mail - procure dar um caráter pessoal na mensagem para não parecer spam.

Em todas estas redes, agradeça qualquer citação, responda a todos os comentários, incentive o diálogo e troca de ideias.
Esta é a hora certa para ampliar sua rede e fazer novos contatos, amigos, profissionais ou de interesse comum.

8) Avalie o retorno. 
Saiba medir de forma crítica o que esperava e o que obteve de audência. 
Ë imprescindível analisar as fontes de origem das visitas (pelo slideshare, estatísticas do blog, site ou google analytics). 
Use estes dados para avaliar seus resultados e melhorar sua estratégia.
Se o sucesso for grande é importante saber também o que provocou tantas vistas e visualizações.

De qualquer forma o importante é continuar o trabalho.  Continue pesquisando, refazendo, trocando ideias.

Nada substitui a persistência e a  vontade de continuar produzindo.
Esta é a melhor forma de ter sucesso!

publicado também no pontomarketing

Postagens mais visitadas deste blog

Novo Projeto - Jogo com Aventura e Ecologia

Olá amigos e amigas,

Após 18 meses de desenvolvimento, Sobrevivência na Amazônia - está na fase final de desenvolvimento. É um projeto independente de boardgame que procura combinar aventura e ecologia. Ele será lançado em financiamento coletivo - em breve. Na página dele serão dadas notícias e informações do andamento do projeto. O vídeo de lançamento dá uma ideia do conceito geral. Conto com o apoio de todos para divulgar e compartilhar!



#boardgame #amazonia #ecologia

Escritores na Era Digital - Quem somos e para onde vamos?

Caros amigos(as) Estou realizando uma pesquisa sobre o "Escritor(a) na Era Digital". Elaborei algumas perguntas e um questionário na web (via Google Docs). A pesquisa tem como objetivo levantar informações sobre: ser escritor(a), rotinas de escrita e leitura, meios de publicação, divulgação e presença na web. Espero com as respostas poder fazer um quadro de como os escritores/escritores estão se posicionando/adaptando neste momento de tantas transformações. Conto com seu apoio e participação

Segue o link:
http://goo.gl/forms/0JTYDWOAzPTl6Cjj2

Qualquer dúvida falem comigo:


att

Roberto Tostes

Quando pessoas viram marcas e marcas viram pessoas

Vivemos em uma época em que cada vez mais marcas querem parecer humanas e pessoas querem se tornar tão fortes quanto marcas. Isso não deixa de trazer uma certa contradição. Empresas e corporações nunca terão a imagem espontânea de pessoas de verdade. E pessoas, mesmo famosas e conhecidas, podem cair em armadilhas quando se preocupam demais com marketing, público-alvo e poder de vendas. Quando foram criadas, muitas marcas nasceram da iniciativa individual de empreendedores que construíram negócios como Ford, Hewlett-Packard (HP), Ferrari, Johnson, Granado (Brasil) e outras pessoas. Depois do auge da era industrial, as fábricas passaram a entrar em um processo mecanizado, produção em série, grandes unidades e produção em massa. As marcas modernas substituíram as antigas relações diretas entre o artesão e o consumidor, da loja ou do armazém da esquina. Para conquistar e fidelizar essa massa de consumidores vieram os recursos de marketing, design e publicidade. Os anos 50 mostram bem isso…