Pular para o conteúdo principal

COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE SUCESSO





Na web nada acontece à toa. Existem estratégias importantes para você conseguir mostrar suas ideias e ser visto, comentado e divulgado.

Uma apresentação ou slideshow tem um formato de tela que nos remete a vídeo e cinema. É a melhor forma de apresentar projetos, propostas e conquistar clientes com recursos audiovisuais e movimento.
Seguem algumas dicas para você preparar, divulgar seu material e conseguir o melhor retorno possível:

1) Conteúdo
Tudo começa com uma boa ideia.  Boas criações podem vir de qualquer lugar, de uma frase, imagem, texto, livro ou até de estatísticas. Pesquisar bem dá força à sua criação em informação e originalidade. 

2) Simplicidade
Ser simples, direto e objetivo facilita a comunicação. Ninguém gosta de muito texto em um slide ou apresentações longas. Reduza a informação ao que for mais importante, citando sempre suas fontes e referências. 

3) Forma.
O aspecto visual é fundamental. O público está cada vez mais exigente em forma, conteúdo e efeitos. Estabeleça um padrão visual no uso de fontes, figuras e imagens. O bom design reúne textos e imagens de forma equilibrada.

4) Oportunidade
Procure assuntos atuais, de interesse das pessoas.  Você pode até pegar um tema batido e mostrar uma nova visão da coisa. Um bom título e as palavras chaves certas vão otimizar as pesquisas do Google e de outros buscadores, trazendo público de fora de suas redes e contatos.

5) Envolvimento
Teste a força de sua criação com amigos, colegas, pequenos públicos. Toda apresentação  deve ser atraente como uma boa história, com envolvimento, surpresa ou humor capaz de prender a atenção. Não esqueça que tudo aquilo que apreciamos sentimos vontade de compartilhar com os outros.

6) Canal certo
Use uma rede já existente como o Slideshare para colocar seu material. Cadastre-se, interaja nesta rede e troque informações. Você pode pegar boas dicas de outras apresentações que fizeram sucesso e pesquisar se existem ideias semelhantes à sua. 

7) Divulgação
Ao lançar seu produto final, tenha um bom resumo para divulgar ou uma boa chamada. Personalize o uso para cada ferramenta:

No Twitter - use pouco texto com frases curtas e fortes para trazer visitantes e ter mais RTs (retuitadas);
No Facebook e Google+ - fique atento aos comentários e veja quem compartilhou e curtiu;
Em um Blog ou Site -  faça a inserção da apresentação (via Slideshare) e use o espaço para acrescentar um título ou um texto explicativo;
No Linkedin – coloque a apresentação nos grupos de interesse ou divulgue para algumas conexões selecionadas;
Por e-mail - procure dar um caráter pessoal na mensagem para não parecer spam.

Em todas estas redes, agradeça qualquer citação, responda a todos os comentários, incentive o diálogo e troca de ideias.
Esta é a hora certa para ampliar sua rede e fazer novos contatos, amigos, profissionais ou de interesse comum.

8) Avalie o retorno. 
Saiba medir de forma crítica o que esperava e o que obteve de audência. 
Ë imprescindível analisar as fontes de origem das visitas (pelo slideshare, estatísticas do blog, site ou google analytics). 
Use estes dados para avaliar seus resultados e melhorar sua estratégia.
Se o sucesso for grande é importante saber também o que provocou tantas vistas e visualizações.

De qualquer forma o importante é continuar o trabalho.  Continue pesquisando, refazendo, trocando ideias.

Nada substitui a persistência e a  vontade de continuar produzindo.
Esta é a melhor forma de ter sucesso!

publicado também no pontomarketing

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

Escritores tem que Dar a Cara à Tapa

O seu jeito de escrever, seu estilo, sua verdade, sua mensagem, sua loucura e simplicidade, tudo faz parte de cantos interiores, viscerais, que são únicos, próprios de cada um e de cada vida. Para descobrir as suas palavras e sua maneira de lidar com elas (destino — conteúdo — caminho) é preciso sair do chuveiro, do armário, da toca, do buraco, de seja lá onde for que você se esconda, reprima, adie, fuja. Escritores vivem de palavras, ideias e textos que apenas esperam a hora certa de se expressar. Botar a cara à tapa é uma atitude corajosa e necessária. Menos para os outros, muito mais para nós mesmos. Assim nos expressamos, nos jogamos, nos colocamos intensamente ou sutilmente para alguma forma de linguagem. Muito mais do que sós, até fora de nós mesmos, com todo o desafio e medo de encarar o vazio. Não importa tanto o que os outros vão achar, mas o que você vai descobrir de si mesmo. Mas essa matéria vital que você vai extrair de suas experiências e emoções ainda tem ...