Pular para o conteúdo principal

Voltando às origens




Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais. 
Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida.

As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa.

Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias.

Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho. 

Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado.

O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como estes, como manter a identidade, compreender o que sua empresa ou você mesmo se propõe a fazer e para quem.

Este questionamento é bom para todos, profissionais, pequenas ou grandes empresas, prestadores de serviço ou  equipes de trabalho.

Não é um processo fácil. É como olhar dentro de um espelho e procurar não a imagem refletida que te repete com rapidez num reflexo de luz. Não, falo da imagem original. Da sombra inicial que está dentro e é sua essência. 

Isso pode dar até um pouco de medo mas vale o desafio. É preciso mesmo respirar fundo e se olhar de uma forma desapegada, como se fosse outra pessoa olhando de longe. 

Marca, imagem e identidade são referências de marketing e design mas valem também para nossos ideais de vida, perfis e carreira.

Ainda sou o que me propus a ser? 

Para quem se sente inseguro, desmotivado, em crise ou insatisfeito, vale a pena fazer este caminho de volta e investigar sua própria origem. Se sua empresa também perdeu o rumo ou o foco, não se adapta a novos processos ou tomou um rumo diferente do que você imaginava, este exercício pode dar algumas respostas.

Por que voltar às origens? 

Porque lá no fundo está a resposta que só você mesmo pode dar.  De certa forma é conseguir afastar sua realidade atual e chegar lá no fundo da memória. 

É marcar um encontro consigo mesmo e ser profundamente sincero, olhar nos olhos e escutar o que você tem a dizer a você mesmo.

A massa de modelar, a escultura inicial, o sonho, o rabisco, o esboço, a paixão, a razão de tudo, está tudo ali misturado.

Caminhos, pontos e nós de relações  e decisões, sucessos , encontros, desencontros, emoções e fracassos, estão todos no mesmo bolo.

É um novelo de passado e futuro entrelaçado que só cada um pode destrinchar e ler.

Na hora que for preciso, procure as certezas na suas própria origem. É uma viagem de volta que vale a pena fazer para reencontrar as respostas que esquecemos e precisamos ouvir de novo. É a verdadeira linha do tempo para onde precisamos voltar de vez em quando.

Postagens mais visitadas deste blog

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...

Dô Minhoca - meu ebook infantil -

Convido a todos a conhecer o meu ebook infantil - Dô Minhoca - para iPad e iPhone. Tem efeitos de áudio, música e animações super legais. Este livro foi elaborado em formato epub3, o que permitiu usar recursos de áudio, animação e interatividade. A narração foi feita pelo amigo e locutor Silvio Vasconcellos, que mostrou sua competência e sensibilidade. A trilha sonora ficou por conta do Thiago Jamas que fez um incrível trabalho de transformar emoções em som. E a parte de programação e conversão para o formato digital foi feita pelo José Fernando Tavares da Simplíssimo, que também juntou muito bem criatividade e técnica. O texto e ilustrações são de minha autoria. Fiquei muito feliz com o resultado final. Para quem quiser conferir segue o link da loja da Apple. Por enquanto só está disponível para iPad, iPhone e Mac. Aguardo comentários e opiniões! Link para venda direta na loja da Apple: https://itunes.apple.com/br/book/do-minhoca/id818361064?l=en&mt=11 Para comprar...