Pular para o conteúdo principal

O que Você Deve (e Não Deve) Fazer no Linkedin


Uso e gosto muito da Rede Linkedin, onde você pode trocar informações, participar de debates, divulgar seus textos, acompanhar empresas e conhecer novas pessoas de sua ou de outras áreas do mercado.
Seguem algumas sugestões básicas no uso desta rede a serem seguidas para valorizar e não prejudicar sua imagem profissional:


Imagem

Vale um tom sério e profissional por ser uma rede de contatos focada em profissões, empresas e negócios
Não coloque foto de óculos escuros, bonés, chapéus, trajes estranhos ou inadequados.
Coloque uma boa foto, e mostre a sua cara de forma simpática e real.


Currículo

Não adianta abusar de conteúdo. Diga apenas o essencial. Evite o uso de palavra chavão como “sólida formação” e termos muito usados. Use poucas palavras e cite menos experiências para ter uma leitura mais fácil e objetiva.

Esteja presente e ativo

A questão principal não é o tamanho da sua rede de contatos. Vale a qualidade e o uso que você faz dela. O principal é participar, mostrar opiniões, argumentar e interagir.

Entre em grupos de interesse e use-os bem

Os grupos do Linkedin são um ótimo espaço de convivência. Mas saiba respeitar as regras e não usá-los apenas como promoção pessoal ou de negócio.
Muitas pessoas e empresas abusam do auto-merchandising.
Não é bom colocar um comentário remetendo para um texto ou post seu ou link de produto ou serviço. Apenas coloque sua opinião ou participe do debate, sempre de forma cordial e simples.

Mensagens pessoais ou genéricas por e-mail

Muito cuidado com mensagens diretas ou generalizadas para sua rede de contatos. Use apenas em caso de necessidade ou de forma esporádica. O e-mail pessoal é um espaço particular. Ao invadir esta privacidade você pode ter uma reação negativa contrária


Recomendações

Não abuse deste recurso e nem solicite as pessoas que o façam. Se a participação for espontânea será mais verdadeira e de maior valor.

Personalize suas mensagens

Procure não repetir as mesmas mensagens de Twitter e Facebook no Linkedin. Dê um toque mais pessoal na chamada ou descrição. Se for o caso, direcione sua mensagem ou texto ao(s) grupos(s) relacionado aquele assunto. Acompanhe os comentários e também comente outras notícias e mensagens.


Visite com frequência a rede

Não adianta apenas se inscrever e interagir pouco ou só de vez em quando. Crie um hábito de acessar sempre esta rede. As oportunidades de carreira e negócios podem surgir conforme sua atuação e frequência nesta rede.


Personalize suas configurações.

Não deixe o Linkedin apenas nas configurações básicas padrão. Ele permite que você adapte sua participação ao seu gosto, configurando a frequência dos e-mails e outros detalhes sobre sua participação nos grupos.


Ou seja, não fique apenas nas ações básicas nem seja um usuário passivo. Use com atenção e conheça as vantagens que esta rede oferece.

Desta forma você fará mesmo o Linkedin trabalhar por você.

twitter: @robertotostes

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar enten...