Pular para o conteúdo principal

Informação, Conhecimento e Poder




A realidade parece se transformar cada vez mais rápido mas certas coisas não mudam.

Em toda a história do homem sempre houve algo para perguntar ou informações para descobrir sobre alguma coisa ou alguém.

Hoje acessamos em questão de segundos o Google, a Wikipédia e outros sites, mas durante milhares de anos foi preciso apelar a tabuletas, papiros, livros, sábios, gurus, xamãs, bruxas  e outros recursos de informação.

A procura não pára nunca. Daí o sucesso natural do Google, que se alimenta desta curiosidade e da quantidade de conhecimento que acumulamos.

Ele descobriu nosso ponto fraco: na verdade não sabemos quase nada.

Na Idade Média as enciclopédias eram pensadas como o livro dos livros, a soma de todo o conhecimento.

Agora temos isso ao alcance das mãos e continuamos sem saber o que fazer com tanta tecnologia e informação.

Os robôs pesquisadores dos mecanismos de busca ficam cada vez mais inteligentes e além de vasculhar nossos dados pessoais e ações podem um dia substituir tarefas e trabalhos que são nossos.

Se a informação tem cada vez mais poder, o problema talvez seja o poder da informação nos subjugar e dominar.

Em qualquer tempo e realidade, nosso maior saber continuará sendo a capacidade de improvisar e criar algo novo, do nada, e nossa necessidade de compartilhar e dividir nossos pensamentos e emoções.

@robertotostes


Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes