Pular para o conteúdo principal

O QUE ESCRITORES DEVEM FAZER NA ERA DIGITAL


A revoluçāo está cada vez mais veloz na web e nas telas,  e agora começa a afetar também aqueles que vivem de palavras e papel.

Não dá mais pra ficar trancado na torre ou se isolar do mundo. O escritor agora precisa mostrar a cara e interagir.

Gostando ou não, a grande batalha está sendo travada na web. Independente  de credos e ideologias,  esta é a arena dos nosso dias, dos fatos que vão definir nossos futuros e nossas vidas.

Portanto, escritor, escreva a sua história e marque seu espaço na web:

1) Conecte-se
É essencial sentar ou digitar num computador, laptop, tablet e até um smartphone. De qualquer forma precisamos estar ligados no que acontece neste universo, para ver e ser visto, ler e ser lido.

2) Produza
Digitar é preciso. Aproveite  a vantagem e a possibilidade de  escrever  e gere idéias  e textos onde estiver,  em qualquer lugar a qualquer momento.

Produza desde textos longos a  crônicas, posts, comentários, até textos de poucos caracteres no twitter.

3) Exponha-se
Pra ficar conhecido você tem que mostrar quem é, o que pensa.  Coloque seus textos em blogs, revistas, websites, escreva  cartas, grave vídeos ou sua voz em podcasts e leituras de sua obra.
Na web você está no meio de uma mídia contínua. Crie a sua própria e faça seu público.

4) Sem intermediários
Você está só. Quem decide o que fazer da sua vida não são mais as editoras, os agentes literários, as livrarias, ou qualquer tipo de intermediário.  Se já encontrou ou está procurando seu público, siga em frente e escute. Cada voz é única e vale por milhões. Com tudo de bom e confuso que vier, o canal a partir de agora é direto. Aceite da mesma forma vaias e aplausos.

5) Publique-se
O desafio da distribuição e das vendas continua mas nunca foi tão fácil publicar. Os meios digitais chegam aos tablets, PCs, Macs,  netbooks, laptops e até celulares de diversas formas. – ebooks, epubs, PDFs, e  os tradicionais livros de papel que podem ser produzidos por demandas  - em pequenas tiragens.

É a oportunidade de se publicar como nunca se fez antes. Você pode até mostrar a coisa em processo, ouvir opiniões, mudar de idéia, fazer co-criações, enfim, muitas possibilidades .

6) Divulgação/ Interação

Na internet  é fundamental  fazer as conexões certas, de pessoas que você conhece, confia,  admira ou reconhece o trabalho.

Monte aos poucos sua própria rede, de contato em contato, trocando, interagindo, sem problemas de tempo, espaço e disponibilidade que costumamos ter.

Construa e aperfeiçoe seu canal próprio de distribuição, que será multiplicado por muitos outros, e terá muito valor.

7) Estratégia
Todos os itens anteriores dependem de uma linha geral, de um rumo. Isso envolve seus estilos, suas ideias, seus sonhos. Mas quanto mais organizado e focado melhor.

Você pode sobreviver sozinho, mas também pode ser orientado por outras pessoas.
Seja como for, nunca passe totalmente o controle.

A decisão final e as grandes decisões devem ser suas.
Na web o tempo é instantâneo e passa ainda mais rápido.

Seja como for, não adie seus planos.
Comece de alguma forma, mas faça agora.




@robertotostes

Texto publicado também no Revolução EBook

Postagens mais visitadas deste blog

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r

OS QUATRO SENTIDOS DA CRIACAO

Todos que trabalham com criação, imagem e/ou texto, sabem que uma da coisas fundamentais do processo é fazer, refazer, fazer e fazer de novo. Este processo mexe tanto com o nosso lado humano, quanto instintivo, animal. Insistimos e continuamos produzindo, Às vezes contra tudo e todos,  autocríticas, desestímulos, obstáculos, contra o próprio tempo. Por isso é importante estarmos conscientes dos quatro sentidos fundamentais que alimentam esta energia criativa : Olho nos olhos . As visões de cada pessoa são diferentes e cada olhar é único.  Mas é muito importante ampliar nossa capacidade de visão, análise e contexto. Temos de perceber os  instantes como fotógrafos, captar os movimentos como cineastas, entender as cores e emoções como artistas. Temos que  recompor e organizar realidades, extrair o que há de melhor em uma cena. Pratique o olhar do viajante, de quem sempre descobre algo novo, ou veja com olhos de criança, que vê magia nas pequenas coisas. O sa

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caracteres considerados limitados s