Pular para o conteúdo principal

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO



Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez.
Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar.

Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência. 
E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora.

Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir.
O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas. 

É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas.

Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação:

1) Menos é mais.

Os 140 caracteres considerados limitados são mais do que suficientes para  passar uma boa mensagem, chamada, ou link.   No Twitter simplicidade e objetividade são tudo. E criatividade cabe em qualquer embalagem.

2) As pessoas gostam de interagir.

São milhares de tuitadas por segundo em todo mundo. Nossa necessidade de comunicação, falar e ouvir é a função básica da ferramenta. O Twitter trabalha bem também com outras mídias e redes,  dinamizando redes, grupos e discussões.

3) Comunicação boa pode ser mensurada.

É como você se gritasse a janela e pudesse sentir a intensidade do eco.  Você pode medir com eficiência quem leu, quem retuitou, quem comentou, é uma comunicação instantânea, dinâmica e participativa.

4) Personalização na web tem seu valor.

Ninguém é obrigado a seguir ninguém no Twitter. Cada um monta sua lista, são micro redes pessoais conforme o gosto e preferências. Saber formar seu  público e listas é um trabalho diário,  de grão em grão, que requer atenção e critérios. Quanto mas cuidado, mais valor terá.

5) Pequenos também tem voz.

Você não precisa de uma grande estrutura para divulgar e fazer ações de mídia.  Pequenas empresas, autônomos e organizações alternativas têm a oportunidade de fazer ações que podem ter grande impacto a custo mínimo. Ë a chance de testar também novas estratégias e ousar mais na comunicação.

6) Conteúdo e interação.

Como tudo na web, para manter um público atento e cativo você tem que fornecer bom conteúdo e original, e com frequência. Trabalho de formiga, constante e diário.
E sempre abusar da interatividade, dialogando, respondendo sempre, provocando, deixando sempre um canal aberto.


O Twitter tem muito a ensinar sobre as tendências da web em cada momento. 
Aprenda a traduzir estes movimentos e faça sua comunicação pegar carona nestas ondas.

Postagens mais visitadas deste blog

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r

Processos criativos: criar mais e melhor

Criativos somos todos. Os pequenos saltos da evolução vieram de momentos insanos, em que resolvemos fazer algo diferente. Assim, os macacos pelados acabaram conseguindo correr, navegar, voar até viajar ao espaço. Só não nos entendemos muito bem com a Mãe Terra, mas ainda temos chance de consertar isso. As ideais estão por aí, disponíveis para todos. Individualmente, ou  coletivamente, abra um espaço para elas.  Basta arriscar, novas soluções e formas não só nos processos artísticos/funcionais/elaborativos,  mas na própria vida. Processos criativos tem algo de parto, e nunca se sabe na hora  o que vai aparecer primeiro, a cauda ou a cabeça do bicho. Pode ser rápido, imperceptível ou chegar como um caminhão te atropelando.  Ideias surgem assim, instantâneamente, como um sonho caído no chão. Seja como for, não perca a chance.  Rabisque, grave, desenhe, anote, fotografe. Não pense. Ninguém é dono  das ideias. Elas tem vida própria e cabe a nós apenas entender o que querem dizer