Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar.
Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez e transparência.
E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora.
Pode ser a trabalho, ou para trocar mensagens rápidas, pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir.
O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.
É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas.
Portanto dá para tirar algumas dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação:
1) Menos é mais.
Os 140 caracteres considerados limitados são mais do que suficientes para passar uma boa mensagem, chamada, ou link. No Twitter simplicidade e objetividade são tudo. E criatividade cabe em qualquer embalagem.
2) As pessoas gostam de interagir.
São milhares de tuitadas por segundo em todo mundo. Nossa necessidade de comunicação, falar e ouvir é a função básica da ferramenta. O Twitter trabalha bem também com outras mídias e redes, dinamizando redes, grupos e discussões.
3) Comunicação boa pode ser mensurada.
É como você se gritasse a janela e pudesse sentir a intensidade do eco. Você pode medir com eficiência quem leu, quem retuitou, quem comentou, é uma comunicação instantânea, dinâmica e participativa.
4) Personalização na web tem seu valor.
Ninguém é obrigado a seguir ninguém no Twitter. Cada um monta sua lista, são micro redes pessoais conforme o gosto e preferências. Saber formar seu público e listas é um trabalho diário, de grão em grão, que requer atenção e critérios. Quanto mas cuidado, mais valor terá.
5) Pequenos também tem voz.
Você não precisa de uma grande estrutura para divulgar e fazer ações de mídia. Pequenas empresas, autônomos e organizações alternativas têm a oportunidade de fazer ações que podem ter grande impacto a custo mínimo. Ë a chance de testar também novas estratégias e ousar mais na comunicação.
6) Conteúdo e interação.
Como tudo na web, para manter um público atento e cativo você tem que fornecer bom conteúdo e original, e com frequência. Trabalho de formiga, constante e diário.
E sempre abusar da interatividade, dialogando, respondendo sempre, provocando, deixando sempre um canal aberto.
O Twitter tem muito a ensinar sobre as tendências da web em cada momento.
Aprenda a traduzir estes movimentos e faça sua comunicação pegar carona nestas ondas.