Pular para o conteúdo principal

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO



Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez.
Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar.

Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência. 
E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora.

Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir.
O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas. 

É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas.

Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação:

1) Menos é mais.

Os 140 caracteres considerados limitados são mais do que suficientes para  passar uma boa mensagem, chamada, ou link.   No Twitter simplicidade e objetividade são tudo. E criatividade cabe em qualquer embalagem.

2) As pessoas gostam de interagir.

São milhares de tuitadas por segundo em todo mundo. Nossa necessidade de comunicação, falar e ouvir é a função básica da ferramenta. O Twitter trabalha bem também com outras mídias e redes,  dinamizando redes, grupos e discussões.

3) Comunicação boa pode ser mensurada.

É como você se gritasse a janela e pudesse sentir a intensidade do eco.  Você pode medir com eficiência quem leu, quem retuitou, quem comentou, é uma comunicação instantânea, dinâmica e participativa.

4) Personalização na web tem seu valor.

Ninguém é obrigado a seguir ninguém no Twitter. Cada um monta sua lista, são micro redes pessoais conforme o gosto e preferências. Saber formar seu  público e listas é um trabalho diário,  de grão em grão, que requer atenção e critérios. Quanto mas cuidado, mais valor terá.

5) Pequenos também tem voz.

Você não precisa de uma grande estrutura para divulgar e fazer ações de mídia.  Pequenas empresas, autônomos e organizações alternativas têm a oportunidade de fazer ações que podem ter grande impacto a custo mínimo. Ë a chance de testar também novas estratégias e ousar mais na comunicação.

6) Conteúdo e interação.

Como tudo na web, para manter um público atento e cativo você tem que fornecer bom conteúdo e original, e com frequência. Trabalho de formiga, constante e diário.
E sempre abusar da interatividade, dialogando, respondendo sempre, provocando, deixando sempre um canal aberto.


O Twitter tem muito a ensinar sobre as tendências da web em cada momento. 
Aprenda a traduzir estes movimentos e faça sua comunicação pegar carona nestas ondas.

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

Escritores tem que Dar a Cara à Tapa

O seu jeito de escrever, seu estilo, sua verdade, sua mensagem, sua loucura e simplicidade, tudo faz parte de cantos interiores, viscerais, que são únicos, próprios de cada um e de cada vida. Para descobrir as suas palavras e sua maneira de lidar com elas (destino — conteúdo — caminho) é preciso sair do chuveiro, do armário, da toca, do buraco, de seja lá onde for que você se esconda, reprima, adie, fuja. Escritores vivem de palavras, ideias e textos que apenas esperam a hora certa de se expressar. Botar a cara à tapa é uma atitude corajosa e necessária. Menos para os outros, muito mais para nós mesmos. Assim nos expressamos, nos jogamos, nos colocamos intensamente ou sutilmente para alguma forma de linguagem. Muito mais do que sós, até fora de nós mesmos, com todo o desafio e medo de encarar o vazio. Não importa tanto o que os outros vão achar, mas o que você vai descobrir de si mesmo. Mas essa matéria vital que você vai extrair de suas experiências e emoções ainda tem ...