Pular para o conteúdo principal

Sustentabilidade não tem hora marcada



Sustentar algo é fazer da forma certa, trabalhar para que as coisas sejam sólidas e durem.
Para isto é fundamental reciclar, reutilizar, renovar.

Por isso me preocupo com a repercussão e a responsabilidade de um evento como a Rio+20. 
A questão é que a sustentabilidade não pode ter hora  e data marcada, tem que ser atitude de todo dia, das pessoas, governos, empresas e instituições.

Não importa quem veio ou não, o que vale é o compromisso e o resultado das reuniões.
Criou-se uma expectativa tão grande  - a nível mundial - que vai ser difícil atender a esta demanda. O marketing em torno disso nos colocou dentro de uma armadilha.

A Rio+20 ou aquilo a que se propõe tem que acontecer mesmo é de forma diferente.  Todos os dias, semanas e meses, com decisões e atitudes concretas de governos e empresas. Isso é o que esperam os cidadãos.

Na mídia a sustentabilidade é linda, virou um grande argumento de marketing e com maravilhosas criações publicitárias. 

Enquanto isso, na prática a gente vê os mesmos erros de sempre.
Para quem acompanhou a Rio 92, o que era novidade na época, trazia grande esperança.
Depois de 20 anos, o  que damos como exemplo? 

Basta pensar no que estamos fazendo com  Código Florestal,  da discussão de Amazônia, Belo Monte e outras coisas do tipo.

A culpa desta situação toda e do nosso impasse não é de um ou outro. É de todos.
Enquanto não nascer e prosperar esta consciência coletiva, nada mudará.

A natureza nos ensina coisas de diversas formas. Às vezes branda, às vezes violenta e tragicamente.
É uma questão de escolha, não é mais ecológica e política, é uma questão de sobrevivência  de nós e do planeta.

Dentro de sua casa, de seu cotidiano, de suas palavras e ações.
Esta decisão na verdade é individual,  cabe na consciência de cada um, e não como resultado de um evento.

Esse e outros passam mas a outra mobilização, a que faremos no dia a dia depois é que vai determinar o futuro, desta e das  próximas gerações.

É hora mesmo de nos reciclar como pessoas e cidadãos.


publicado também no pontomarketing

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes