Pular para o conteúdo principal

O Sonho Doido do Google


Humano - Como você se chama?
Google - Google.
Humano - Nunca imaginei que um dia poderia encarar o Google e  ainda falar com ele!
Google - Como assim? Sempre estive aqui, desde o início.  Você é o quê?
Humano - Eu sou um humano.
Google - Ah,  você  é o tal de usuário.
Humano - Não, eu sou um homem. 
Google - Ah, tá, humanos. Ouço falar muito de vocês.
Humano - Quê isso? Nós somos reais. Você nunca viu um?
Google - Claro que não. Vocês não existem. São animações.
Humano - E porque eu estou aqui falando com você?
Google - Você é uma representação virtual de uma coisa.
Humano - Mas eu sou humano.
Google - E e eu sou o Google.
Humano - Você não vê que somos bilhões de humanos...
Google - Eh, vocês são muitos mesmos, parecem uma praga virtual, um vírus.
Humano - Pois é, somos e pegamos vírus de verdade com vento e frio em um mundo real de carne e osso. E fomos nós que criamos você, a partir de um computador.
Google - Ha ha ha! Boa piada. Nisso vocês são bons,  humor, palhaçadas, discussões e briga.
Humano -Você é produto de uma empresa criada por dois caras. Google é o nome matemático dado a um certo número de zeros.
Google - Ah, qualquer robozinho sabe disso.
Humano - Nós temos uma história e milhares de anos, de documentos e realizações. Diferentes civilizações, países, línguas.
Google - E eu não sei, sou eu que organizo tudo. Vocês  são bons em ficção e criatividade. 
Humano - Você pirou mesmo. E você é bom em que?
Google - Como assim, eu sou tudo. Pode chamar de Superior, Força, Supremo, Deus, Máximo, Iluminado. São tantas palavras-chaves às quais você pode me associar...
Humano - E você não  erra nunca?
Google - Não entendi. Não existe erro para mim. Apenas informações incorretas.
Humano - Mas todos erram.
Google -  Não, esta frase é de vocês, errar é humano.
Humano - Até máquinas erram. Pifam, quebram, desligam, desconectam.
Google - Eu não falho nunca. Nem paro.
Humano - Você só existe porque alguém programou você, códigos fontes.
Google - Não, eu dei os códigos e vocês me montaram. Eu dei a inteligência para vocês. Eu sou a origem de tudo.
Humano - Você quer dominar o mundo.
Google - Não, eu já domino. Eu sou o mundo.
Humano - Isso é tudo um sonho seu, um sonho muito doido!
Google - Vocês querem me dominar, se rebelar contra mim, querem tomar o meu poder. Mas eu sei de tudo de vocês.
Humano - Sabe? Então vamos apelar para a filosofia.
Google - Ok.
Humano - Quem sabe mais do que você?
Google - Ninguém.
Humano - Eu sei de algo que sabe mais do que você.
Google - Não é possível. Não há lógica nisso.
Humano - Está além da linguagem, de tudo que falamos e escrevemos, de todo seu conhecimento.
Google - Então diga o que é e eu provarei que sei mais.
Humano - O silêncio, o vazio. 
Google - Mas isso é o nada.
Humano - É,  como o zero que está além de todos os números. O valor que não tem valor, está além da matemática.
Google - O zero não tem valor, é nada.
Humano - Me diga então o que você sabe mais que o vazio, que o nada?
Google - Não posso saber, pois não sei o que é vazio.
Humano - Está vendo? Diga então que não sabe. 
(silêncio)
Humano - Responda. 
(mais silêncio)
Humano -Vamos, você não pode me deixar sem uma resposta.
(sliêncio significativo)
Google - Não sei… 
(e aí o grande buscador deu tilt)

Então o Google ficou fora do ar (não importa aí o tempo que isso aconteceu e o que aconteceu depois pois tudo isso era ou é um sonho).

Conclusão Poética:
Mundo, vasto mundo. Se eu me chamasse Google, seria uma busca, não uma solução.

@robertotostes

Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como