Pular para o conteúdo principal

Viajamos para Voltar

Quando  viajamos descobrimos uma energia extra e acabamos fazendo muito mais coisas do que costumamos fazer. Andamos, sorrimos mais, comemos mais atentos, olhamos com mais atenção, ficamos mais simpáticos, parecemos mais bonitos.

Descobrimos coisas novas e nos descobrimos mais vivos do que nunca. Queremos mais e intensamente desfrutar de todos os momentos. 

Quem viaja abre mais os olhos, o coração e a alma para o inesperado. Enfrentamos melhor o desconhecido, nos aventuramos mais e aceitamos melhor pessoas desconhecidas, o inesperado e o acaso.
As viagens nos excitam e nos movem. Nos aceleram no tempo e espaço e assim mesmo um dia parece imenso.

E mesmo assim sempre voltamos com a sensação de algo que não pudemos fazer ou esquecemos.  Porque viajar é ver como o mundo é vasto e complexo.

Cada cidade tem sua identidade, seu cheiro, sua luz, seu ritmo. Cada lugar tem suas pessoas e seu jeito, sua voz e sotaque.

Vamos pisando nestas terras, respirando seu ar e nos misturando com essa massa viva de coisas, pessoas, ambiente.

Não deixa de ser uma espécie de sonho. Mas acordamos a todo momento sentindo algo mágico no ar. Mesmo coisas simples como uma pedra, uma folha, uma  simples cena pode nos tocar a alma.

As imagens na viagem são quase quadros vivos que queremos capturar e levar conosco.
Viajamos para voltar a enxergar detalhes que deixamos de ver no dia a dia.

Viajamos para descobrir realmente as coisas que gostamos, ou o que nem sabemos, enfim aquilo que nos move a enfrentar distâncias, ônibus, carros, trens, obstáculos, filas, chuva, contratempos, tudo apenas para chegar e colocar os pés em algum lugar que nunca pisamos antes.

Viajamos para esquecer de nossos problemas. Viajamos também para fugir de nós mesmos e darmos um tempo em tantas tensões, angústias e pensamentos.

Esticar a corda, superar os limites, desencavar coisas escondidas, estar aberto a mudanças. 
Nas viagens toda e qualquer terra volta a ser espaço de descoberta. Ampliamos nosso horizonte em chãos de barro, pedra, asfalto, neve, areia.

Viajar é uma imagem, um momento intenso, um fotograma de um filme parado.
As imagens na viagem são quase quadros vivos que queremos capturar e levar conosco.

As imagens são uma forma de viajar. Fotografar é organizar coisas e formas no espaço. Capturar um momento fluido que talvez nunca mais se repita. É estar atento, compor, prestar atenção nos detalhes. Cor, luz, forma, movimento, tudo em volta. 

Fotografar e viajar são viagens diferentes na mesma viagem.
O tempo de fotografar suga um pouco do nosso tempo, da chance de viver mais plena e intensamente um certo momento.

Mas depois que tudo passa, retornamos por estas mesmas imagens e multiplicamos a sensação de recriar e reconhecer aquele instante, de forma ainda mais intensa e clara. É uma passagem em aberto para voltar e entender melhor o que tivemos naqueles momentos intensos.

Repetir o disco, a música, até cansar de ver e rever, de ouvir e sentir.
Viajar é degustar a viagem que já foi.

Viajar é voltar.
Viajar é retornar porque em algum momento sentiremos falta de casa, de nossas coisas, de nosso canto.
Viajar é ter também a sensação boa do caminho de volta, do retorno.

Viajar é também saber chegar, desfazer as malas, se acomodar no seu canto e no seu próprio silêncio.


Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes