Pular para o conteúdo principal

Que Valor Você Está Dando à Comunicação com Imagens?

robertotostes.com

Na definição de metas e construção de estratégias de comunicação, é importante considerar as  principais novidades da web e a força das redes sociais.

O que podemos destacar atualmente  é o uso crescente de imagens em vários tipos de mídia na web:
  • Redes Sociais  focadas em imagem como Instagram , Pinterest  e Tumblr vem apresentando expressivo crescimento  e devem continuar neste ritmo;
  • Segundo pesquisas recentes 70% das interações em mídias sociais envolvem imagens . Uma foto pode ter um impacto emocional e gerar mais likes e compartilhamentos do que texto;
  • A fotografia sempre foi um elemento forte de comunicação, em cores ou mesmo preto e branco.  Uma imagem pode contar uma história, passar uma mensagem ou enriquecer um texto ou conteúdo já existente;
  • A produção visual na internet  tem envolvido um cuidado cada vez maior na pesquisa, seleção e uso de imagens de qualidade, criativas e originais;
  • O Instagram é o melhor exemplo de que  nos tempos atuais a  memória pode ser fluida, instantânea e dinâmica , com constante interatividade;
  • O sucesso crescente dos infográficos  são um exemplo da força dos recursos visuais:  uso de imagem/ilustração/gráfico  e informação de forma integrada,  concisa  e resumida, com visual elaborado e impactante;
  • Empresas, organizações e a mídia estão  incluindo cada vez mais o uso das imagens em suas ações de comunicação; 


Resumindo:
Imagens antigamente eram usadas de forma mais contemplativa, estática e informativa. Atualmente elas podem ser  instrumento e meio  também para mobilizar, emocionar e reforçar a divulgação de ideias, produtos  e serviços.

Como Fazer o Uso Adequado das Imagens?
Avalie todas as possibilidades de uso de fotos e registros visuais, atuais e antigas.  Você pode usar isso para fazer negócios ou também mostrar outro lado da sua empresa ou instituição.

É a chance de envolver a participação de funcionários, terceirizados, clientes e parceiros. Criar diálogos, promover campanhas, fazer promoções.

Tanto na comunicação interna como externa, Você pode valorizar  mais o lado humano no registro de eventos, de um projeto ou do dia a dia.

E o Que É Importante:

Capriche na seleção e produção de imagens de  impacto, usando profissionais de fotografia ou designers, montando equipes ou recorrendo a bancos de imagem.  Este investimento  vale a pena.

Como diz o ditado, Uma boa imagem pode valer por mil palavras.
Valorize esta força visual  para incrementar  suas ações de comunicação.

@robertotostes

imagem: :

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar enten...