Pular para o conteúdo principal

Que Valor Você Está Dando à Comunicação com Imagens?

robertotostes.com

Na definição de metas e construção de estratégias de comunicação, é importante considerar as  principais novidades da web e a força das redes sociais.

O que podemos destacar atualmente  é o uso crescente de imagens em vários tipos de mídia na web:
  • Redes Sociais  focadas em imagem como Instagram , Pinterest  e Tumblr vem apresentando expressivo crescimento  e devem continuar neste ritmo;
  • Segundo pesquisas recentes 70% das interações em mídias sociais envolvem imagens . Uma foto pode ter um impacto emocional e gerar mais likes e compartilhamentos do que texto;
  • A fotografia sempre foi um elemento forte de comunicação, em cores ou mesmo preto e branco.  Uma imagem pode contar uma história, passar uma mensagem ou enriquecer um texto ou conteúdo já existente;
  • A produção visual na internet  tem envolvido um cuidado cada vez maior na pesquisa, seleção e uso de imagens de qualidade, criativas e originais;
  • O Instagram é o melhor exemplo de que  nos tempos atuais a  memória pode ser fluida, instantânea e dinâmica , com constante interatividade;
  • O sucesso crescente dos infográficos  são um exemplo da força dos recursos visuais:  uso de imagem/ilustração/gráfico  e informação de forma integrada,  concisa  e resumida, com visual elaborado e impactante;
  • Empresas, organizações e a mídia estão  incluindo cada vez mais o uso das imagens em suas ações de comunicação; 


Resumindo:
Imagens antigamente eram usadas de forma mais contemplativa, estática e informativa. Atualmente elas podem ser  instrumento e meio  também para mobilizar, emocionar e reforçar a divulgação de ideias, produtos  e serviços.

Como Fazer o Uso Adequado das Imagens?
Avalie todas as possibilidades de uso de fotos e registros visuais, atuais e antigas.  Você pode usar isso para fazer negócios ou também mostrar outro lado da sua empresa ou instituição.

É a chance de envolver a participação de funcionários, terceirizados, clientes e parceiros. Criar diálogos, promover campanhas, fazer promoções.

Tanto na comunicação interna como externa, Você pode valorizar  mais o lado humano no registro de eventos, de um projeto ou do dia a dia.

E o Que É Importante:

Capriche na seleção e produção de imagens de  impacto, usando profissionais de fotografia ou designers, montando equipes ou recorrendo a bancos de imagem.  Este investimento  vale a pena.

Como diz o ditado, Uma boa imagem pode valer por mil palavras.
Valorize esta força visual  para incrementar  suas ações de comunicação.

@robertotostes

imagem: :

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes