Pular para o conteúdo principal

Era uma vez um mercado de ebooks


Esta história está apenas começando e muita coisa ainda vai  acontecer. Se a personagem chapeuzinho vermelho parece representar os leitores perdidos no meio de uma floresta nova e misteriosa (ebooks, epubs tablets, ereaders etc), as editoras também podem ocupar o lugar da velhinha, que aguarda a chegada da netinha. O próprio lobo mau poderia ser representado pelos grandes grupos editorias ou os gigantes digitais de venda direta na web.

Mas os tempos são outros e todos já sabemos que a realidade não se divide mais entre o bom e o mau.
Os leitores atuais são exigentes e sabem o que querem. Por causa da variedade de oferta e de tipos de produtos, sabem escolher melhor o que compram e avaliar os preços que estão pagando.

E em termos de oportunidades de títulos  editoriais e bons preços, a história dos livros em versão digital mais parece a fábula da lebre e da tartaruga.

É claro que os ebooks são a lebre da história, oferecendo opções atrativas, multimídia, e a preços baratíssimos, para não falar de versões grátis que alcançam milhões de downloads.

Dizer que as pessoas não querem gastar com livros é bobagem, pois nunca se teve tanta informação disponível e se leu tanto na internet.

Mas o que encontramos de opções baratas de livros digitais são apenas de autores antigos e disponíveis gratuitamente  ou títulos que já caíram no domínio público.

A oportunidade de aproveitar este mercado crescente parece ser grande e oportuna para países com problemas  de educação e acesso a leitura como o Brasil.

E o final deste conto não precisa terminar mais na hora de fechar o livro.
Com a internet acessível por computadores, lan houses e celulares,  podemos  aproximar leitores e autores de qualquer parte do mundo.

É a chance de usar o poder da web e das redes sociais para fazer isso de forma criativa e direta, sem tratar o livro como objeto isolado e fechado.

É quase como se o mundo de ficção pudesse estender suas asas para outro universo, permitindo maior troca de ideias, diálogo e interação direta.

Podemos estender as possibilidades da história contada pra outros campos (produtos, aplicativos, objetos, vídeos, sites, outras áreas de criação).

Vemos nos grandes sucessos atuais de livros, filmes e novelas que tudo acontece em várias mídias, pois as pessoas gostam de se envolver, torcer e sofrer com as personagens preferidas.

Se a internet aproxima tanto editores, livrarias, autores e leitores, deve existir muitas oportunidades de aumentar a oferta e baratear custos para todos. Assim mais gente pode  ler e escrever, e mais fácil será distribuir e publicar novos títulos e autores.

Como nos contos em que brinquedos tomam vida  de repente, os  livros talvez queiram continuar contando histórias, mas  também sonhem em falar, cantar, pular e dançar.

Ou de serem lidos de qualquer forma e em qualquer tela, em pé, na rua, no trem, no escuro.
Digital ou impresso o valor da literatura ainda continuará dependendo da palavra escrita e da história  bem contada.

@robertotostes

Postagens mais visitadas deste blog

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar enten...

Dô Minhoca - meu ebook infantil -

Convido a todos a conhecer o meu ebook infantil - Dô Minhoca - para iPad e iPhone. Tem efeitos de áudio, música e animações super legais. Este livro foi elaborado em formato epub3, o que permitiu usar recursos de áudio, animação e interatividade. A narração foi feita pelo amigo e locutor Silvio Vasconcellos, que mostrou sua competência e sensibilidade. A trilha sonora ficou por conta do Thiago Jamas que fez um incrível trabalho de transformar emoções em som. E a parte de programação e conversão para o formato digital foi feita pelo José Fernando Tavares da Simplíssimo, que também juntou muito bem criatividade e técnica. O texto e ilustrações são de minha autoria. Fiquei muito feliz com o resultado final. Para quem quiser conferir segue o link da loja da Apple. Por enquanto só está disponível para iPad, iPhone e Mac. Aguardo comentários e opiniões! Link para venda direta na loja da Apple: https://itunes.apple.com/br/book/do-minhoca/id818361064?l=en&mt=11 Para comprar...