Um bom comercial é como uma boa conversa, você tem alguns segundos para criar atenção e interesse. É preciso usar humor, criatividade, surpresa, e claro, um senso de oportunidade para falar de algo na hora certa.
Um exemplo disso é um filme de 40 s chamado “Emma”. Neste anúncio, para falar de papel os criadores recorreram a um... tablet. Nesta contradição reside o gancho e a boa sacação desta peça, que deixa de ser um filme de venda/anúncio para ser um exemplo de história bem contada.
Marido e mulher representam os dois lados opostos, ele ligado em tecnologia e ela apegada a formas antigas de fazer a coisas, a maioria delas envolvendo papel.
Durante 90% do tempo o maridão fica zoando dela, sobre vantagens tecnológicas, das coisas digitais, etc. O roteiro é tão objetivo e simples que ele não usam quase palavras, só caras e entonações.
Claro que a grande tirada fica para o final, em que Emma dá o “troco” e provoca a grande virada. O fecho é perfeito e passa perfeitamente a mensagem. Mesmo sendo falado em outra língua, a comunicação é instantânea.
A boa propaganda respeita a inteligência do espectador. É simples, direta, e em tempos de redes sociais, dá uma tremenda vontade de compartilhar.
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@robertotostes