Pular para o conteúdo principal

Lições de Marketing do Twitter


Nem todas as histórias de sucesso são feitas de acertos e sacadas genais.
Traduzir a paixão das pessoas em produtos e serviços sempre será o grande desafio do marketing.
A história do Twitter é um exemplo do que as pessoas e os mercados  realmente desejam e alguns poucos conseguem adivinhar e realizar.

O projeto inicial dos seus fundadores era de uma rádio na web.  Apesar da boa recepção não conseguiram usuários suficientes, e a ideia foi abandonada.

Após reuniões internas e mudanças de sócios e investidores, quem continuou optou por um projeto totalmente diferente e que chegou à semente do que é a ferramenta hoje.

Testando e aprimorando

O projeto inicial era para uma comunicação instantânea entre amigos usando celulares e somente via sms. Para baratear o custo, estabeleceram o limite teto de 140 caracteres e sem o uso de vogais. Apesar das limitações, eles perceberam nos testes pelo interesse das pessoas que a ferramenta tinha grande potencial.
Ao fazer uma versão para ser usada também em computadores  e tirar a limitação de uso das vogais é  que eles perceberam que o potencial da ferramenta ficou ainda maior e mais dinâmico. O nome também encaixou perfeitamente com o estilo do produto.

Sabendo lançar e valorizar o produto

Os criadores decidiram lançar o Twitter em um festival de música e filmes focado em tecnologia (SXWS). Colocaram duas telas de 60 polegadas que passavam instantaneamente as mensagens trocadas entre os usuários. A estratégia foi um sucesso, resultando em milhares de novos usuários em poucos dias, e a partir daí o aplicativo estourou na web.

Contra todos as previsões de que não ia durar, a ferramenta se propagou no mundo todo sem precisar se vender ou abrir espaço para publicidade  O Brasil se tornou um dos lugares com maior número de usuários.

Qual é a fórmula do sucesso?

Para seus fundadores, o diferencial do Twitter é sua rapidez e potencial de disseminação. Além de poder criar e montar sua própria rede, qualquer um pode mandar uma mensagem instantânea para o mundo. Você pode dizer o que pensa e o que acha de qualquer coisa.
Serve para expressar as emoções de uma pessoa, divulgar links, promover empresas e projetos e reforçar ações combinadas de mídia.

Mesmo enfrentando grandes empresas como Google, Facebook, Youtube e outros
ele conquistou seu espaço e respeito.

Aquilo que poderia ser uma limitação tornou-se uma qualidade. A obrigação de reduzir  para ser objetivo, simples e rápido tornou-se o diferencial da ferramenta.

O uso de @ para identificar usuários , de tags para assuntos e palavras–chave e a criação dos top trends foram outras inovações da ferramenta que acabaram incorporados por outros aplicativos.

Comunicação veloz e eficiente

Esta necessidade de se comunicar intensamente e rapidamente de forma personalizada é uma característica deste tempos acelerados da web. O Twitter apenas preencheu uma necessidade existente de diálogo e interatividade.

Outras empresas inovadoras virão e conquistarão seu espaço. Basta perceber as oportunidades,  saber fracassar, se adaptar e se renovar.

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

Escritores tem que Dar a Cara à Tapa

O seu jeito de escrever, seu estilo, sua verdade, sua mensagem, sua loucura e simplicidade, tudo faz parte de cantos interiores, viscerais, que são únicos, próprios de cada um e de cada vida. Para descobrir as suas palavras e sua maneira de lidar com elas (destino — conteúdo — caminho) é preciso sair do chuveiro, do armário, da toca, do buraco, de seja lá onde for que você se esconda, reprima, adie, fuja. Escritores vivem de palavras, ideias e textos que apenas esperam a hora certa de se expressar. Botar a cara à tapa é uma atitude corajosa e necessária. Menos para os outros, muito mais para nós mesmos. Assim nos expressamos, nos jogamos, nos colocamos intensamente ou sutilmente para alguma forma de linguagem. Muito mais do que sós, até fora de nós mesmos, com todo o desafio e medo de encarar o vazio. Não importa tanto o que os outros vão achar, mas o que você vai descobrir de si mesmo. Mas essa matéria vital que você vai extrair de suas experiências e emoções ainda tem ...