Nem todas as histórias de sucesso são feitas de acertos e
sacadas genais.
Traduzir a paixão das pessoas em produtos e serviços sempre
será o grande desafio do marketing.
A história do Twitter é um exemplo do que as pessoas e os
mercados realmente desejam e alguns poucos
conseguem adivinhar e realizar.
O projeto inicial dos seus fundadores era de uma rádio na
web. Apesar da boa recepção não conseguiram
usuários suficientes, e a ideia foi abandonada.
Após reuniões internas e mudanças de sócios e investidores,
quem continuou optou por um projeto totalmente diferente e que chegou à semente
do que é a ferramenta hoje.
Testando e aprimorando
O projeto inicial era para uma comunicação instantânea entre
amigos usando celulares e somente via sms. Para baratear o custo, estabeleceram
o limite teto de 140 caracteres e sem o uso de vogais. Apesar das limitações,
eles perceberam nos testes pelo interesse das pessoas que a ferramenta tinha
grande potencial.
Ao fazer uma versão para ser usada também em computadores e tirar a limitação de uso das vogais é que eles perceberam que o potencial da ferramenta
ficou ainda maior e mais dinâmico. O nome também encaixou perfeitamente com o
estilo do produto.
Sabendo lançar e valorizar o produto
Os criadores decidiram lançar o Twitter em um festival de música
e filmes focado em tecnologia (SXWS). Colocaram duas telas de 60 polegadas
que passavam instantaneamente as mensagens trocadas entre os usuários. A estratégia
foi um sucesso, resultando em milhares de novos usuários em poucos dias, e a
partir daí o aplicativo estourou na web.
Contra todos as previsões de que não ia durar, a ferramenta
se propagou no mundo todo sem precisar se vender ou abrir espaço para publicidade O Brasil se tornou um dos lugares com maior número
de usuários.
Qual é a fórmula do sucesso?
Para seus fundadores, o diferencial do Twitter é sua rapidez
e potencial de disseminação. Além de poder criar e montar sua própria rede,
qualquer um pode mandar uma mensagem instantânea para o mundo. Você pode dizer
o que pensa e o que acha de qualquer coisa.
Serve para expressar as emoções de uma pessoa, divulgar
links, promover empresas e projetos e reforçar ações combinadas de mídia.
Mesmo enfrentando grandes empresas como Google, Facebook,
Youtube e outros
ele conquistou seu espaço e respeito.
Aquilo que poderia ser uma limitação tornou-se uma
qualidade. A obrigação de reduzir para
ser objetivo, simples e rápido tornou-se o diferencial da ferramenta.
O uso de @ para identificar usuários , de tags para assuntos
e palavras–chave e a criação dos top trends foram outras inovações da
ferramenta que acabaram incorporados por outros aplicativos.
Comunicação veloz e eficiente
Esta necessidade de se comunicar intensamente e rapidamente
de forma personalizada é uma característica deste tempos acelerados da web. O
Twitter apenas preencheu uma necessidade existente de diálogo e interatividade.
Outras empresas inovadoras virão e conquistarão seu espaço.
Basta perceber as oportunidades, saber
fracassar, se adaptar e se renovar.