Pular para o conteúdo principal

Criar nos surpreende


O melhor texto ou ideia é aquele que nos surpreende, pelo qual não estávamos esperando, e que surge de repente, do nada.

Não importa se levaram dias ou meses, mas ao voltar a escrever de novo, a sensação de fazer e produzir algo é muito boa. Quanto mais inesperado, melhor.  

Um texto é um certo tipo de abrigo, algo que construímos para guardar coisas. Elas podem  vir de uma emoção, de uma lembrança, de um devaneio ou esperança. De algo que vimos ou de um vazio ou angústia que nos invadiu em algum momento.

Ele será sempre um espaço de criação único e intenso. Ver as palavras, frases e ideias fluindo numa explosão nos faz sentir mais vivos, mais presentes.

Esta necessidade de dizer algo a outra pessoa ou para nós mesmos é tudo que importa neste momento. 
Mesmo que a gente não conheça quem vai nos ler ou decifrar. Se ela e outros esbarrarem neste texto em algum canto ou lugar e perceberem pelo menos a intenção de quem disse e sentir parte de sua emoção naquele momento, então a função primordial de comunicação e mensagem já estará cumprida.

Esta sensação de criar e fazer é na  verdade algo muito mais simples do que imaginamos.  Assim como a de um músico tocando seu instrumento e escolhendo notas, do pintor mexendo um pincel na tela, de um  escultor achando o caminho da figura em uma pedra ou metal ou do barro se moldando numa forma pelas mãos.

A arte nasceu para ser simples e não complexa. Somos todos criadores e criaturas, personagens e atores da nossa própria história.

Neste momento que produzimos algo, transcendemos um pouco nosso ser e de certa forma encontramos um grande vazio, mas é nesse mesmo vácuo que passamos a ser algo mais, além do limite, das bordas, dos precipícios, dos estereótipos em que nos enquadraram ou na armadilha dos nossos medos.

Quanto mais longe e para fora de nossas realidades nos arriscarmos, mais humanos e perto de alguma verdade estaremos.

Escrever é arriscar sempre.  Seja na ficção, em blogs, artigos, diários, mensagens,  de alguma forma promovemos um encontro  às cegas com algo nosso profundo , interno, bruto, intenso..
A escrita é a janela que nos tira de dentro e que nos transforma em algo melhor e visível lá fora.
Para escrever nunca foi necessário hora marcada e nem mesmo inspiração.
   
Inesperadamente, com dor ou prazer, sempre estaremos prontos para um novo texto.
Escrevendo ou não, as palavras novamente chegarão, independente de nossa vontade.

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes