Pular para o conteúdo principal

Histórias nos ensinam a brincar de viver


Histórias sempre foram contadas para todos, crianças e adultos, em grupos, rodas e fogueiras, por milhares de anos.

Se nos repetimos tanto em nossas vidas é por isso que nos entregamos tanto à ficção, em livros, jogos, filmes. Queremos esquecer de nós e ser outros, encarar grandes e impossíveis desafios, enfrentar o inesperado, o diferente, vivenciar junto com outros emoções e aventuras.

Histórias transformam crianças em adultos e vice e versa. O escritor que cria torna-se criança. A criança que lê torna-se herói ou heroína, mágica, invencível.

Histórias tem vida. Vidas dentro de vidas. Vidros de emoções e situações através dos quais podemos enxergar pessoas e acontecimentos. Transparências e espelhos que nos mostram que podemos nos enxergar melhor.

Somos ficção e realidade misturados. Continuamos sendo personagens à procura de um autor, de um palco, uma voz. Leitores ávidos por algo sempre novo.  Ou escritores perdidos entre a criação e o vazio.

Mas parece sempre que não queremos largar nossos papéis principais, nossa vida que escolhemos e repetimos.  Insistimos em não acreditar que podemos ser apenas meras marionetes.

Nem pensamos na hipótese de sermos feitos de pau e que podemos mentir e mentir de novo, como Pinóquio.

Crianças gostam de histórias porque querem brincar de viver. Elas realmente se apaixonam por seus personagens, realmente vivem.

Choram e se desesperam. Escutam de novo, pedem mais, fazem parte destes mundos distantes de alma e coração, em voos possíveis e imaginários.

Crianças não se importam de ser Pinóquios, de serem heróis, e até bandidos, vilões, monstros. Trocam com facilidade de papéis e sonhos, armaduras e fantasias, sempre entrando de cabeça, com emoções intensas, reais e sinceras.

Esquecemos que fomos crianças e que éramos muito mais livres. E de como todas as histórias eram muito mais reais.

@robertotostes

Conte Histórias: A Menina e os Lápis http://migre.me/eNmuI
A Arte de Contar Histórias. http://migre.me/ev2en

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes