Pular para o conteúdo principal

Nosso Ego Através dos Espelhos

Câmeras, Celulares, ação! Sorria, Você está sendo filmado. Ou melhor, visto e digitalizado quase 24h por dia, em máquinas câmeras e todo tipo de dispositivos.

Índios temiam a fotografia porque diziam que podia roubar suas almas. Bem, se não roubam, podem pelo menos distorcer bastante a noção de realidade, ainda mais em tempos digitais.

Não é só questão de ego, é um vazio ideológico que parece não se completar nunca, uma fome de imagem que nunca se autosacia.

Tudo vem se tornando uma espécie de espelho 3D, em que você olha quase o tempo todo para si mesmo, como num reflexo. Ao mesmo tempo, imagina como os outros estarão vendo e avaliando esta mesma imagem logo depois.

Por isso a angústia de se autoeditar, preocupado com seu visual instantâneo, melhorando em tempo real o sorriso, ou a pose.

Quanto mais nos fotografamos, mais parece que investimos em nossa autoestima, quando na verdade estamos ficando cada vez mais sozinhos e inseguros.

Estamos tão viciados e entorpecidos pelas imagens que até uma simples filmagem já nos cansa. Precisamos que ela fique cada vez mais acelerada e picotada como nos videoclipes ou numa sequência de fotos em looping estroboscópio que nos tira o fôlego antes de sabermos exatamente o que estamos vendo.

Vivemos na montanha russa como se fosse um andar normal, querendo mesmo é sentir a adrenalina correndo nas veias, esperando a próxima queda brusca ou acelerada vertiginosa.

Levamos e guardamos tantas imagens no bolso ou qualquer aparelho digital que aquele olhar demorado e lento sobre um único retrato atual ou antigo não existe mais. O registro de imagens se acelera tanto que ultrapassa nossa própria vida e momento.

Antes de viver o momento já estamos fotografando e filmando compulsivamente o que nos acontece ou olhamos. Não vale mais a sensação e o lugar, mas o que poderemos mostrar aos outros que não estão ali.
Para alterarmos imagens cotidianas e bobas abusamos dos filtros e cores artificias para psicodelizar ou mudar os tons, como crianças brincando de colorir. No fundo nem percebemos que estamos só criando mais uma forma de alterar realidades e enganar nossas percepções, cansadas da repetição.

Nossos olhos verdadeiros se transformam assim em um periférico de uma máquina, um botão vazio e mecânico.  Como se estivessem anestesiados, sem uso. A quem interessa olharmos tanto e não ver nada verdadeiramente?

As imagens podem nos ensinar muito coisas se aprendermos a ter um olhar crítico sobre a realidade e sobre nós.
Temos que fazer como Alice, viver a aventura através do espelho, e não na frente dele.

@robertotostes


Leia Também:

Encontrando Narciso na Web - http://migre.me/5GkgI #redessociais

A Arte de Fotografar e o Lado Zen do Instagram. http://migre.me/aLIt7   #instagram #zen

A Web nos Decifra e Devora #karmadigital http://migre.me/5VH0r


Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r