Pular para o conteúdo principal

Escrever e Blogar - Um Livro Digital



Quando resolvi criar um blog e escrever, não sabia bem o que queria. Tinha saído de um emprego onde trabalhei muitos anos, e quis ter de novo a sensação de liberdade e risco, minha empresa, meu canto, meu escritório.

Blogar e Escrever tem muita coisa em comum e fazem parte de um exercício diário. Procurar temas, escrever, revisar, refazer, divulgar. E também acompanhar as leituras, comentários, estatísticas.
Ao completar três anos de blog, resolvi avaliar o processo e transformar em alguma coisa concreta. Fiz então uma seleção dos posts que achei mais significativos e preparei uma edição de livro em formato digital, que contasse um pouco desta experiência.

Um blog é como lutar de uma pequena trincheira, de onde você vai aos poucos tendo uma ideia sobre o que quer falar e como, assim também como começa a formar uma imagem do público com quem está falando e dialogando.

Vamos aos poucos percebendo a complexidade da web, dos canais e diferentes formas de se comunicar. E também vendo que em sua essência ela é e sempre será formada por pessoas.
Dá para ver o lado humano positivo da realidade digital, pois você acaba aprendendo coisas e interagindo com gente que nem conhece na vida real.

Alguns dias você pode se achar genial, outros idiota, de repente consegue uma boa repercussão de algo seu e, depois o silêncio de novo. Vai ter inspirações ou seca de ideias, adorar coisas que escreveu e aprender a rejeitar várias outras.

É importante tentar planejar e se organizar, mas o fundamental mesmo é continuar a fazer, produzir, estar presente. Assim como a disposição de aprender, sempre, pois aqui tudo muda muito e rápido.
Até hoje não sei exatamente onde cheguei mas só posso dizer que aprendi muito nesta estrada. E vou continuar seguindo por ela, mesmo sem saber ainda exatamente onde é que ela vai dar.

Portanto gostaria de dividir um pouco desta experiência com este livro – Escrever e Blogar – que vocês podem baixar no link ao final do texto.

Considerem este um livro em processo. Comentários e sugestões são bem-vindas. Afinal vocês também fazem parte dele, de alguma forma.
Boa leitura.

Link para download o do PDF do livro digital - Escrever e Blogar:
http://goo.gl/u2iUuo

Se houver algum  problemas no download do pDF, mande um e-mail para robertostes@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes