Pular para o conteúdo principal

A Copa e o Espírito do Futebol


Se a Copa do Mundo tomou proporções mundiais tão grandes, a Fifa deve muito ao Brasil, e a várias gerações de craques e torcedores por isso.

Historicamente sempre fomos a terra da diversidade e da mistura. Somos uma nação vira-lata que sempre gostou de mostrar sua energia e alegria de viver, e que descobriu no futebol sua melhor expressão para isso.

Em chão de terra, quadras, grama ou asfalto, garotos em todo o país correm atrás da bola e vestem o sonho de ser um grande jogador. Na vida real ou nas telas dos games eles imaginam as jogadas mais fantásticas e os gols mais inesquecíveis.

Todos eles, em qualquer lugar do país, de qualquer classe, raça e ideologia, se sentem craques e inesquecíveis. Com chuteiras importadas ou descalços, o sentimento pela bola é o mesmo, e eles se também entram em campo para pisar o gramado neste grande evento mundial.

Somos simpáticos e sabemos receber as pessoas. Também sempre fomos bons de festa, criando eventos de repercussão mundial como carnaval, reveillon e várias outras festas nacionais.

Realizando a Copa no Brasil tivemos a oportunidade de juntar tudo isso. Apesar das questões de gastos e estrutura, o que vale agora é a oportunidade do que podemos mostrar ao mundo de positivo.

Sim, somos vira-latas. Somos craques.  E somos felizes apesar de todos problemas que qualquer país tem.
Na minha memória e de muita gente estão gravadas inúmeras partidas de futebol de pelada. Jogados em qualquer lugar, sem campo, sem juiz, reunindo garotos de todas as idades e origens. Sempre com brigas,
disputas, xingamentos, provocações, mas no final, após a bola rolar, todos se entendendo de alguma forma.
É assim que vejo a Copa do Mundo, com um sentimento mundial de união. Nesta hora é que muitas diferenças caem pois todos ocupam o mesmo campo. Vemos nas torcidas superfantasiadas a alegria e a festa de um espetáculo de encontro, de confraternização.

A Copa e o Mundo podem mostrar assim o verdadeiro espírito do futebol. O orgulho de uma nação, o orgulho de muitas nações de vestir a camisa e torcer. Gritar e comemorar cada lance e cada gol.
Esse esporte não é para marketing ou política. Se for amestrado ele apenas vai acabar virando mico. O futebol vive da ginga e da arte. Sem criatividade e ousadia ele perde o brilho.

Apesar de toda disputa que o jogo de futebol envolve, em sua essência ele tem a capacidade de unir pessoas e não dividir ou rachar de vez.

A Copa não é para a Fifa, nem para os governantes, nem para os jogadores, torcedores, ou qualquer um.
Este evento é o que é principalmente para o moleque que grudado na tevê sonha com seu futuro e imagina que talvez um dia talvez possa brilhar pelo seu país.

@robertotostes


Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r