Pular para o conteúdo principal

Se a Internet fosse um Livro



Eu gostaria que a internet fosse como um livro, com a capacidade de ter muitos outros livros dentro. Que você pudesse abrir e folhear, entrar e sair por entre as páginas, ir além das palavras.

E mais, entrar em outros livros por trás daquele, descobrindo a fonte do que gerou ou influenciou aquele texto que interessou a você.

Conseguindo ir mais a fundo dentro daquele assunto ou tema, sem se perder. E de certa forma achando coisas dentro de coisas, abrindo caixas dentro de caixas, descobrindo, entendendo melhor.

Desenrolando um grande fio, uma trajetória extensa e funda dentro de um saber, de algum tipo de conhecimento e descoberta.

Gostaria muito que a internet me fizesse concentrar mais, e não me dispersar, me perder em informações sem valor, navegações sem sentido, sem rumo.

A web seria muito melhor se tudo fosse simples e direto. Um universo franco, limpo, amplo, cheio de possibilidades.

Onde tudo simplesmente fosse o que é, sem segundas intenções. Em que as pessoas pudessem expor o melhor de si, o mais profundo, o mais verdadeiro, para se expressarem, para ajudar alguém, para conversar, dialogar.

Sem querer vender alguma coisa, empurrar alguma ideia, exibir seus egos, impor alguma ideologia ou produto. E também sem termos nossos hábitos e comportamentos rastreados e controlados.

Eu realmente preferiria muito que a internet fosse assim, como um livro aberto e acessível, sem pedir nada em troca.

Uma chance de aprender algo ou descobrir uma coisa que não sabia. A oportunidade de ser alguém melhor, ir além de seu próprio limite, seu saber, sua experiência, sua emoção.

Por isso falo do prazer de ler um bom livro, quando temos aquela sensação de ver tudo parar em volta, e nos deixamos levar pelas páginas e pela história, com algo que mobiliza, que nos emociona.

Isso é mesmo uma troca, um horizonte que se abre, um caminho que continua e não termina. Um labirinto que mostra que pode haver uma saída. Janelas e portas que se abrem para novas ideias, outras pessoas, outro lugar, outra cultura, outro mundo.

Essa seria a melhor internet possível, como um livro de páginas abertas, em que você poderia abraçar o mundo e entrar dentro dele, e viajar e sonhar.

Como um mar de palavras em uma praia selvagem, longe, e desconhecida, quase inacessível, mas que sempre vale todo o esforço de procurar e encontrar.

Essa seria a internet que eu gostaria de ver, assim como o tipo de livro que eu sempre gosto de encontrar e ler.

A internet não é assim, mas bem que poderia ser. Para chegar lá ela ainda vai ter que evoluir e aprender  muito com os livros, em todas suas formas múltiplas, em papel ou na tela digital.

@robertotostes

imagem: Imagem: George Peabody Library, Baltimore, Maryland, USA.  Fonte: Wikipedia

#porumawebmaislimpaehumana

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes