Pular para o conteúdo principal

Vidas em Movimento






Gente em movimento gera energia.

É um sentimento que fica mais forte em aeroportos, rodoviárias, portos, terminais de embarque. Pontos de chegada e partida, de idas e vindas.

É um trânsito diferente, quase um ritual. Por obrigação ou prazer, com pressa ou com calma, há sempre alguém se movimentando, partindo, desembarcando, arrumando e desarrumando bagagens.

Mesmo cansados ou tensos, alegres ou saudosos, podemos sentir nas pessoas, solitárias ou em grupos, uma certa mistura de saudade e esperança no ar.

Tem gente de todas as idades e tipos se cruzando, se esbarrando, mas sempre trazendo nos olhos, nas expressões e no jeito de agir uma expressão diferente. Além do tempo, algo fora do comum.

Tudo passa mais rápido ou mais lento. É um tempo mais vivo e pulsante. Tanto nas pequenas como grandes viagens, o que importa é a intenção de ir, de chegar a um lugar. Descobrir, encontrar, deixar, sentir saudades, voltar e partir.

Por isso conseguimos perceber esta energia que brilha nos olhos e nos gestos de pessoas comuns e desconhecidas.

É uma consequência deste sentimento, de estar em um movimento diferente. Todos ficam mais alertas, sensíveis, despertos ou animados.

Por isso é tão bom viajar para algum lugar. Quando estamos num ponto de trânsito vemos tanta gente neste processo que nos contagiamos e nos sentimos mais vivos.

Talvez nesta hora seja possível perceber e ter consciência de que às vezes em nossas vidas, mesmo correndo, continuamos parados no tempo sem ir a lugar nenhum.

Por isso é tão importante aproveitar estas sensações e tentar entendê-las e estendê-las para outros momentos.

Quanto mais percebermos que estamos aqui de passagem, mais poderemos entender o porquê da viagem.


@robertotostes


image: Carlow Past & Present 1987-88 Vol.1 No.2. Back page.
http://www.rootsweb.ancestry.com/~irlcar2/Carlow_images_05.htm
Picture taken outside Doyle's of The Shamrock in 1954 of a group of people on a trip to Wexford.

Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como