E COMO FICA A CABEÇA DE QUEM TRABALHA COM MÍDIAS SOCIAIS?


Imagine um carro de corrida em velocidade estonteante em uma reta, sinta-se em águas profundas investigando áreas obscuras, entenda o medo e a leveza do seu corpo caindo em um salto de paraquedas, imagine a excitação do cientista testando uma nova fórmula, sofra a angústia de um artista diante da tela em branco, imagine tudo isso ao mesmo tempo e mais alguma coisa.

Esta pode ser uma imagem exagerada dos profissionais que trabalham na web com comunicação, mídias e redes sociais, Mas talvez seja assim mesmo em alguns momentos.

Envolve criação, planejamento, monitoramento, reação, versatilidade e tudo que pode acontecer instantâneamente na web: os riscos, desafios e aprendizado desta arena digital.

Para se adaptar bem a tudo isso a cabeça tem que estar pronta para atuar em 7 níveis :

1) Produtor – Como um bom agricultor, saber semear e gerar bom conteúdo, mantendo o público fiel e interessado.

2) Aglutinador – Ter espírito de união, conseguir trabalhar em equipe para render mais. Puxar a participação dos usuários e conseguir mobilizar a audiência.

3) Criador – Buscar novas ideias e formas de comunicar. Inspirações, referências, novas mídias. Não repetir fórmulas, inovar, planejar, executar e avaliar resultados.

4) Mediador - Mediar e administrar conflitos, estimular o diálogo e a interatividade, abrir canais de comunicação. Usar os meios certos para cada tipo de comunicação.

5) Pesquisador – Descobrir novas fontes, ler textos, ver apresentações e vídeos, atualizar-se. Estar aberto a novos conceitos e dedicar tempo para estudar e aprender coisas novas.


6) Conectar-se – Estar ligado em redes, parceiros, manter canais ativos de troca de informações e links, participar de encontros, eventos, discussões.

7)  Senso coletivo – Ter uma percepção boa para entender o que acontece na web. Sentir a voz geral, perceber tendências, analisar movimentos na rede e prever reações.

Mas cuidado, essa imersão toda no mundo virtual pode também viciar e criar dentro de você um viral com efeitos imprevisíveis.  A sensação pode ser excitante demais mas o tombo também.
De vez em quando é preciso saber desconectar disso tudo e cair na real, isolar-se, desligar e voltar a ser e agir como uma pessoa normal. Como diz a música, ser apenas mais um na multidão.

@robertotostes
publicado também no PontoMkt
Referências:
http://blog.getsatisfaction.com/2011/01/24/community-manager/?view=socialstudies
http://www.web-strategist.com/blog/2006/11/16/what-a-community-manager-does/

Postagens mais visitadas