Pular para o conteúdo principal

E COMO FICA A CABEÇA DE QUEM TRABALHA COM MÍDIAS SOCIAIS?


Imagine um carro de corrida em velocidade estonteante em uma reta, sinta-se em águas profundas investigando áreas obscuras, entenda o medo e a leveza do seu corpo caindo em um salto de paraquedas, imagine a excitação do cientista testando uma nova fórmula, sofra a angústia de um artista diante da tela em branco, imagine tudo isso ao mesmo tempo e mais alguma coisa.

Esta pode ser uma imagem exagerada dos profissionais que trabalham na web com comunicação, mídias e redes sociais, Mas talvez seja assim mesmo em alguns momentos.

Envolve criação, planejamento, monitoramento, reação, versatilidade e tudo que pode acontecer instantâneamente na web: os riscos, desafios e aprendizado desta arena digital.

Para se adaptar bem a tudo isso a cabeça tem que estar pronta para atuar em 7 níveis :

1) Produtor – Como um bom agricultor, saber semear e gerar bom conteúdo, mantendo o público fiel e interessado.

2) Aglutinador – Ter espírito de união, conseguir trabalhar em equipe para render mais. Puxar a participação dos usuários e conseguir mobilizar a audiência.

3) Criador – Buscar novas ideias e formas de comunicar. Inspirações, referências, novas mídias. Não repetir fórmulas, inovar, planejar, executar e avaliar resultados.

4) Mediador - Mediar e administrar conflitos, estimular o diálogo e a interatividade, abrir canais de comunicação. Usar os meios certos para cada tipo de comunicação.

5) Pesquisador – Descobrir novas fontes, ler textos, ver apresentações e vídeos, atualizar-se. Estar aberto a novos conceitos e dedicar tempo para estudar e aprender coisas novas.


6) Conectar-se – Estar ligado em redes, parceiros, manter canais ativos de troca de informações e links, participar de encontros, eventos, discussões.

7)  Senso coletivo – Ter uma percepção boa para entender o que acontece na web. Sentir a voz geral, perceber tendências, analisar movimentos na rede e prever reações.

Mas cuidado, essa imersão toda no mundo virtual pode também viciar e criar dentro de você um viral com efeitos imprevisíveis.  A sensação pode ser excitante demais mas o tombo também.
De vez em quando é preciso saber desconectar disso tudo e cair na real, isolar-se, desligar e voltar a ser e agir como uma pessoa normal. Como diz a música, ser apenas mais um na multidão.

@robertotostes
publicado também no PontoMkt
Referências:
http://blog.getsatisfaction.com/2011/01/24/community-manager/?view=socialstudies
http://www.web-strategist.com/blog/2006/11/16/what-a-community-manager-does/

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes