Pular para o conteúdo principal

LIVROS COM VOZ E IMAGEM






Nestes tempos digitais  mesmo os livros de papel ainda podem encontrar novas formas de divulgar e vender, tanto por editoras quanto autores.

Este é o caso de Luis Henrique Pellanda, escritor com dois livros publicados, que colocou no ar um booktrailer, um clipe de 2 minutos, apresentando seu novo livro, “Nós passaremos em branco”.

As palavras, lidas pelo próprio autor, se misturam a imagens gráficas e uma trilha sonora que nos joga na atmosfera do livro. É filme,  é literatura.

Luís criou a peça em parceria com o amigo Rodrigo Stradioto, que fez a animação e trilha sonora.
Não é uma propaganda, é mais uma recriação, como uma nova obra, como disse o próprio autor. 

Este vídeo é parte também do projeto electroficção, um blog de criação coletiva onde ele e outros autores convidados pretendem explorar estas formas alternativas de mídia.

Neste site estão também trechos deste último livro em áudio, com uma leve trilha sonora ao fundo. O resultado é instigante, curioso, nos dá uma sensação de proximidade.

Pellanda diz que já usou este mesmo recurso no primeiro livro, que o investimento foi zero mas eles tem tido algum retorno, de pessoas que comentam e gostam. 

Ao ser perguntado sobre a vida do escritor no Brasil, diz que ela não é fácil, assim como a vida do brasileiro em geral também não.

Para os novos escritores ele dá alguns conselhos: 
“Leiam e escrevam. Mas leiam. Procurem saber o que outros estão escrevendo. Não fiquem isolados. E trabalhem bastante."

Na velocidade e volatilidade dos tempos atuais,  Luís mostra que sempre existem novas soluções  para mostrar textos, contos ou trechos de romance.

Para as pessoas que acreditam em seu trabalho e criações, fica a sugestão:
Na web vale a pena mostrar o que pensamos e escrevemos, com imagens, sons, palavras e outras formas de expressão. 

Só desta forma livros, de papel ou digitais, não ficarão mais limitados a livrarias, sites de venda, noites de autógrafos, bibliotecas ou meios convencionais de distribuição.


* Luís Henrique Pellanda  é jornalista e paranaense.   Escritor, jornalista, dramaturgo, roteirista e músico.  Na web está nos sites Vida Breve e Rascunho Literário. Publicou livro de contos O macaco ornamental (2011) Bertand Brasil e agora em 2012, Nós Passaremos em Branco.





Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes