Pular para o conteúdo principal

Cidades Pequenas e o Marketing da Simplicidade


Falamos de qualidade de vida e acabamos aceitando tanta coisa que às vezes o contraste nos dá um choque.

Tive a oportunidade de viajar para uma cidade do sul do Brasil por alguns dias e acabei constatando como pequenos detalhes podem fazer grande diferença, mesmo em nosso país. São exemplos simples de uma lição de marketing e cidadania:
  • Descobrir uma cidade sem engarrafamentos e sem barulho excessivo nas ruas.
  • Andar pelas calçadas e ver os carros pararem espontaneamente na faixa de pedestres sem a necessidade de sinal;
  • Olhar para os lados e só ver ambientes limpos, ruas bem asfaltadas e sinalizadas;
  • Ver ambientes com adaptação para pessoas com deficiência;
  • Ser muito bem atendido nas maioria dos lugares com simpatia e atenção sem sentir a insistência em comprar ou consumir;
  • Caminhar tranquilo nas ruas sem se preocupar com segurança;
  • Não ver grandes níveis de diferença social;
  • Encontrar banheiros públicos disponíveis e limpos;
  • Encontrar ofertas  de transporte gratuito de turistas para lojas , restaurantes e passeios;
  • Perceber a preocupação com meio e ambiente e sustentabilidade de forma simples e prática.
  • De forma geral ser valorizado como turista. 

Enfim, dá para concluir que não precisamos necessariamente sair do país para encontrar um padrão de “primeiro mundo”.

Nem importa tanto o nome da cidade, pois certamente alguns municípios de outras regiões podem se enquadrar na maioria destes itens.

O que vale aqui incentivar é a atenção à pessoa humana, ao turista, a valorização de uma cidade, sua cultura e história.

São municípios e regiões que sabem se divulgar usando a melhor forma de comunicação, pessoas e o bom atendimento.

Cidades pequenas com simplicidade podem nos ensinar muito sobre marketing, simplicidade e qualidade de vida. 

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes