Pular para o conteúdo principal

8 dicas essenciais para um Book Trailer


Se você tem um texto publicado em livro, de papel ou em meio digital, o book trailer é um recurso que permite atrair leitores com uma amostra do que você escreveu de forma dinâmica e visualmente atrativa.
Alguns pontos importantes para criar e produzir um book trailer efetivo:

1 - O Visual de um Book Trailer é como a capa de um livro, precisa ser chamativa e dar uma ideia do que virá dentro do livro.

2 - A informação deve ser concisa e direta, com um tempo e corte ágil. Selecione poucas palavras ou frases e algumas imagens. Uma boa música ou sonoplastia também ajuda a criar o ambiente.

3 - Na criação e produção é importante achar o tom certo do vídeo.  Imagens em movimento pedem sincronia e equilíbrio de todos os elementos. A informação deve ser concisa e direta, com um tempo e corte ágil.

4 -  Objetividade é fundamental para divulgar um produto/criação.  Quanto mais direta e eficiente a mensagem, melhor.

Existem muitas técnicas e recursos para produzir um vídeo deste tipo, com variados orçamentos.  Para fazer um bom book trailer, contrate empresas ou profissionais que saibam entender o que você quer e o que será mais indicado no seu caso (o que podem ser coisas distintas).

Na dúvida, opte pela simplicidade. Mas faça, e passe a uma etapa fundamental, saber divulgar:

5 - Não basta ter um bom vídeo pronto. É preciso colocá-lo nos pontos certos e divulgá-lo, seguindo uma estratégia que defina para quais públicos é importante atingir.  Formadores de opinião, revistas especializadas, blogs temáticos, eventos relacionados e outros canais.

6 - É preciso estimular também a interação, fazendo com que outras pessoas se envolvam e compartilhem. Acompanhar e responder os comentários, procurar canais importantes de mídia, gerar diálogo e troca de ideias.

7 - Use palavras-chave e tags para indexar seu vídeo.  Crie frases e chamadas de impacto. Imagens e capturas de fotogramas também podem trazer novas visitas.

8 - Saiba avaliar o resultado. Quem viu, como viu, de onde veio, opiniões, repercussões e avaliação. Não tenha medo de questionar suas ações e decisões, e se for o caso ajuste sua estratégia de comunicação.
Ser tudo correr bem e atingir suas expectativas, pense em fazer mais vídeos. Um book trailer pode até gerar um canal do assunto e vários outros vídeos. Depoimentos, bastidores, entrevistas, outras versões do mesmo tema.

Podemos e devemos exercitar a nossa criatividade.  Na web temos a vantagem de que tudo pode ser mudado e aperfeiçoado. Use isso a seu favor.

Confira um exemplo de book trailer criado e produzido pela Fazer Comunicação:


A cigarra from Teresa Moraes e Roberto Tostes on Vimeo.

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

Escritores tem que Dar a Cara à Tapa

O seu jeito de escrever, seu estilo, sua verdade, sua mensagem, sua loucura e simplicidade, tudo faz parte de cantos interiores, viscerais, que são únicos, próprios de cada um e de cada vida. Para descobrir as suas palavras e sua maneira de lidar com elas (destino — conteúdo — caminho) é preciso sair do chuveiro, do armário, da toca, do buraco, de seja lá onde for que você se esconda, reprima, adie, fuja. Escritores vivem de palavras, ideias e textos que apenas esperam a hora certa de se expressar. Botar a cara à tapa é uma atitude corajosa e necessária. Menos para os outros, muito mais para nós mesmos. Assim nos expressamos, nos jogamos, nos colocamos intensamente ou sutilmente para alguma forma de linguagem. Muito mais do que sós, até fora de nós mesmos, com todo o desafio e medo de encarar o vazio. Não importa tanto o que os outros vão achar, mas o que você vai descobrir de si mesmo. Mas essa matéria vital que você vai extrair de suas experiências e emoções ainda tem ...