Pular para o conteúdo principal

O Que Um Escritor Precisa Fazer?


Estamos vendo um número crescente de pessoas querendo escrever e mostrar seu talento. Seja em blogs, redes sociais, páginas pessoais, as palavras e ideias se multiplicam. Nunca tivemos tantos novos possíveis escritores. De todos os estilos, formas e propostas.
Novos autores serão sempre bem-vindos.

Mas é preciso prestar bastante atenção em alguns pontos que vão definir o seu futuro e também o de quem batalha por isso, seja para sobreviver, por paixão ou simplesmente para não enlouquecer.

1) Um escritor deve consumir e ler livros
Seria ótimo para o mercado literário, se essa enorme vontade de escrever e publicar pudesse reverter em maior venda de livros e ebooks. De preferência nacionais, e melhor ainda, novas editoras ou autores, ou independentes, estimulando o crescimento do mercado e novas oportunidades de publicação.

2) Conheça e valorize outros autores
Fora do mercado tradicional de grandes autores e grandes editoras, existe muita gente boa ainda esperando por reconhecimento ou por maior audiência. Com a internet fica mais fácil encontrar e também divulgar essas pessoas. É também a oportunidades de conhecer a história por trás dos autores que você mais gosta, suas experiências, erros e acertos.  Isso vale para escritores de nossa época ou mais antigos.

3) Seja exigente e cuidadoso no que escreve e publica
A facilidade de publicar e escrever na web tem também o risco da precipitação e do controle de qualidade. Dá para ver em muitos textos erros básicos de português, construção de frases e vocabulário. Isso causa péssima impressão e afasta possíveis leitores.
Cuidado ao publicar um texto ainda não pronto. Você pode gostar dele hoje e se arrepender depois. Escreva e revise muitas vezes. Ouça opiniões de quem você confia. Deixe um texto separado por um tempo, para depois ler e criticar melhor. Revise friamente como se fosse de outra pessoa.

4) Descubra sua verdade. Não siga fórmulas ou tendências.
Nunca existiram receitas para vender livros. Mas alguns atendem a oportunidades ou momentos específicas e se tornam fenômenos de vendas.  E nem sempre devido às suas qualidades literárias. Não se deixe guiar por estas fórmulas. Descubra o que você realmente quer escrever e siga seu próprio caminho.  Escritores vivem pelas palavras e não por outra coisa.

5) Escritores devem cuidar de sua imagem
Atualmente temos mais voz e espaço por isso precisamos estar certos da imagem e das ideias que passamos. Isso pode valer para diversos momentos.
Não é para cortar a espontaneidade, mas para ter cuidado. Mesmo em um comentário, e-mail ou em uma frase nas redes sociais você deve estar atento ao que está dizendo e como está escrevendo.
Saiba a hora de e o local certo para dizer as coisas que você precisa e quer falar.  Da mesma forma que você tem tanto cuidado ao escrever e elaborar um livro, procure cuidar e valorizar sua imagem pessoal.
Isso também pode significar saber a hora de ficar em silêncio ou isolado de algo.

6) Escritores devem interagir com outros escritores
Qualquer círculo fechado demais pode limitar seu universo e a troca de ideias.  Esteja aberto a conhecer o trabalho de outros escritores. Observe, troque ideias e opiniões.
Não se limite a seu estilo ou proposta, se interesse por outras formas de criar e escrever. A web permite a você interagir com pessoas em qualquer lugar do o mundo. Aproveite a oportunidade para colaborar, trocar informações e experiências.
Participe de eventos e encontro com escritores. Saiba ouvir críticas, opiniões contrárias. Seja bom ouvinte e mantenha contato com aquelas pessoas que você se identifica e interaja mais. Mantenha um canal direto com seus leitores e aprenda com eles.

7) Escreva sempre
Mesmo nas hora em que não tiver vontade ou inspirado tente produzir algo. Precisamos praticar o exercício e a forma. Você pode alternar criações espontâneas com revisões cuidadosas, organização de informações, novos projetos, pesquisa de dados e referências.

Use a mente a seu favor. Tente explorar bem suas qualidades e defeitos. Organize sua rotina e ambiente de trabalho para produzir melhor e com qualidade.


Escritores são pessoas comuns como qualquer mortal.

Com sucesso ou não o que continua valendo é o ato de escrever.

Escrevemos para os outros, mas principalmente para nós mesmos.


@robertotostes é autor dos livros:

Escrever e Blogar
– três anos de blog em um livro digital - de Roberto Tostes
Formato PDF. - gratuito -  http://goo.gl/u2iUuo 

Ebook Infantil - DÔ Minhoca
booktrailer:  http://youtu.be/gMbrl0C2ugk

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes