Pular para o conteúdo principal

Informação sem cabeça




Em tempos de internet cada um de nós se torna uma espécie de mídia.

Ganhamos mais espaço para expressar nossas ideias mas  aumentou  a nossa responsabilidade com o que geramos como contéudo.

Indivíduos, organizações e empresas tem mais oportunidades de exposição e expressão mas também nunca estiveram tão expostos a um possível erro ou engano.

Um simples ato de repetir e compartilhar algo ou informação de quem não sabemos a fonte e que pode ser falsa, ter dados errados ou incompletos, podem trazer graves consequências.

Isso para não citar a questão da autoria de textos, fotos, ilustrações, música e outro itens relacionados a direitos autorais.

Pela rapidez e falta de visão crítica muita gente cai no erro e nem sabe o que está compartilhando ou curtindo.

A facilidade de acesso à informação em geral e a rapidez da disseminação na web traz este perigo na outra face da moeda.

Conhecimento requer esforço e atenção, inclui pesquisa, troca de ideias, estudos e leva tempo.
A mídia independente criada pelos blogues e hoje multiplicada nas redes sociais em diversas plataformas trouxe muitas novas vozes, opiniões e visões.

A web é um bom exemplo dos pontos positivos e negativos da democracia.
Entender e respeitar alguém ou uma ideia diferente é fundamental. Diálogo só existe quando as duas partes se entendem.

Temos muito lixo em conteúdo e forma por aí mas temos escolha e podemos desviar deles.
Spams e propagandas enganosas, falsas promessas.
.
O problema é a frequência cada vez maior de coisas inventadas, enganos, informação distorcida e replicada de forma viral e incontrolável.

A informação sem cabeça anda solta pela internet e pode gerar muitos danos.

Na dúvida, sempre procure a fonte original. Confirme a procedência, a clareza. Investigue quem escreveu, o autor da foto, charge ou ilustração.

Fique de olho aberto e não perca a cabeça.  E principalmente não perca de vista a boa informação.


@robertotostes

imagem: detalhe de quadro de Magrite -Pilgrim-1966


Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO VOCÊ!

Feliz Você porque  a realidade começa a partir disso.   O que você pensa, o que faz,  a forma como age, por si próprio e pelos outros, e também como reage a eles. Ninguém está aqui isolado. O seu mundo e o dos outros depende dessa realidade interior. Nossas redes  e contatos nos acompanham aonde vamos, no que fazemos, e também  interagem aos nossos sinais. Ter plena consciência do valor e da importância de cada um dos próprios atos é a melhor forma de começar um Novo Ano, um novo caminho, projeto, trabalho ou mesmo uma decisão importante que pode mudar sua vida. Deixamos nossos sinais no mundo e na existência. Podemos fazer isso por meio de palavras e textos, desejos, fotos e imagens, em músicas, construções, realizações, descobertas. Gostamos de registrar nossas experiências e emoções, escolhemos pessoas, momentos, lugares. Criamos álbuns, memórias. Gostamos de olhar para trás e eternizar estes momentos passando o mesmo filme ou fo...

PORQUE O TWITTER É BOM DE COMUNICAÇÃO

Uso o twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez. Muita gente comentou que não ia durar. Mas em poucos anos o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar. Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.  E com uma web cada vez mais acessada pelo celular nada mais útil. Você pode estar na rua ou em transito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora. Pode ser a trabalho,  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir. O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.  É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas. Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação: 1) Menos é mais. Os 140 caract...
Leia o texto completo aqui Medium - robertotostes